domingo, 30 de março de 2008

SAISON


Saison é o nome dado às pale ales envasadas na Valônia, região belga onde se fala francês. O subestilo é considerado como uma ale colonial, porque era originalmente produzida em fazendas por trabalhadores rurais que recebiam até cinco litros durante o dia de trabalho durante a temporada de colheita. As saisons contemporâneas são geralmente condicionadas na própria garrafa, com teor alcoólico variando entre 5% e 8%.

Ésteres frutados dominam o aroma. Boa transparência com muita espuma no topo. A adição de vários condimentos e ervas criam um complexo sabor frutado ou cítrico. Corpo leve a médio com carbonatação bem alta. O que realmente faz a Saison ser únicaé a fermentação cujo processo é semelhante ao da fermentação do vinho tinto. Acontecendo em temperaturas acima de 32ºC, essas ales são incrivelmente fenóicas; notas apimentadas e florais freqüentemente são reminiscentes das especiarias encontradas em vinhos Bordeaux.

O exemplar da foto se chama Dupont Avec les Bons Voeux e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=11047


Termina amanhã a subsérie sobre Belgian-style Ales com o subestilo Sour Ale. Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: