quarta-feira, 26 de março de 2008

BIÈRE DE GARDE

Pouco mais de três meses após sua criação, o beerlog Dr. Beer chega a 100 posts, ultrapassando 1800 impressões de páginas, resultado este que me deixa muito satisfeito em se tratando de um blog novo e com assunto nem tão popular assim. Meu agradecimento aos visitantes regulares e aos que dão uma passadinha de vez em quando, é graças a vocês que ele continua funcionando. São todos bem vindos a continuar visitando, comentando, aprendendo, compartilhando e, se gostarem do conteúdo e se interessarem em ajuda-lo a se manter funcionando!
Long live the Dr. Beer!

Aos trabalhos.
A Bière de Garde, ou 'cerveja de guarda', é um estilo de ale tradicionalmente envasado em Pas-de-Calais, região da França. Esses estilos 'coloniais' de cerveja eram geralmente produzidos no inverno e na primavera, para evitar problemas imprevisíveis com o levedo durante o verão.

Tipicamente, cervejas desse estilo são de coloração cobre, mas variam de dourado a quase preto, e o nome sugere que as origens do estilo estão na tradição do maturamento por um período de tempo após o engarrafamento (e fechada com rolha), para ser consumida mais tardiamente no ano. Seu corpo é leve, com notas de caramelo ou toffee. Cheiro e sabor de adega são característicos. Apresenta boa retenção de espuma.

O exemplar da foto se chama Jolly Pumpkin Bière de Mars Grand Reserve e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=57359
Continua amanhã a subsérie sobre Belgian-style Ales com a Faro, uma subvariedade de Lambic. Até lá!
Cheers!

Um comentário:

Nando disse...

Primeiro comentario do post de número 100.
Vida longa ao dr beer e para o blog dele. Você fez mais posts do que o site oficial da Confraria do Status, (muito difícil de conseguir isso também ehehe).