segunda-feira, 16 de setembro de 2024

PRUSSIA BIER MONTINHO


Descrição comercial

Uma incrível IPA de caráter levemente condimentado, derivados da combinação de lúpulos, fubá torrado e rapadura na fermentação. Uma Belgian IPA com muita mineiridade! Esses dois ingredientes inusitados compõem delicadamente o aroma desta cerveja. Elaborada pelo cervejeiro Marcelo Rocha.

Diagnóstico

Essa Belgian IPA mineira tem espuma imensa, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo translúcido, borbulhante e amarelo-escuro. Aroma: leve malte, moderado lúpulo, pinho, tangerina, leve levedura e metálico. Sabor inicial: moderado dulçor e leves acidez e amargor. Sabor final: moderado amargor e leves acidez e dulçor; longa duração. Paladar: corpo  médio, textura aguada/oleosa, forte carbonatação e final metálico. Forte presença de tangerina também no paladar. Mais encorpada e mais ácida que a média do estilo – ambas as características lhe conferem uma média drinkability. 

Nota: 55 skol ou 3.5/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/prussia-bier-montinho/1219892/65483/

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

CLUBE DO MALTE STRONG #3 WEIZENBOCK


Descrição comercial

Essa cerveja traz para o seu copo a combinação da tradicional Weissbier com a força e complexidade de uma Bock. Uma mistura de estilo rica em aromas e sabores, com destaque para notas de banana, cravo e malte tostado. Com textura cremosa e carbonatação alta, é uma cerveja encorpada e de paladar potente. A pedida perfeita para quem busca por cervejas fortes!

Diagnóstico

Essa Weizenbock paranaense tem espuma média, marrom-clara e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo translúcido, borbulhante e âmbar-escuro. Aroma: banana-passa, cravo e pesado malte. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: leve amargor e moderado dulçor; longa duração. Paladar: corpo médio, textura aguada, forte carbonatação e final metálico e levemente alcoólico. Forte sabor de banana passa. Considerável riqueza de malte com significativa presença de notas de grãos e panificação provenientes do trigo. Sem sabor de lúpulo. Moderado caráter de levedura, com notas de banana e cravo. O baixo amargor traz impressão adocicada ao paladar. Bem feita. Saborosa. Copos recomendados: Dimpled Mug, Stein e Weizen.

Nota: 50 skol ou 3.5/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-strong-3-weizenbock/1218414/65483/

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

CLUBE DO MALTE STRONG #4 STRONG GOLDEN ALE


Descrição comercial

Está procurando por uma cerveja intensa? Então sinta a complexidade desses aromas e sabores. Um verdadeiro espetáculo no copo. Essa Strong Golden Ale traz no sensorial uma leve picância de levedura trapista, junto a notas que lembram pera, maçã, damasco e mel e um aquecimento alcoólico marcante. Deixa ela te mostrar a força do equilíbrio cervejeiro!

Diagnóstico

Essa Strong Golden Ale paranaense tem espuma média, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Moderada formação de colarinho.  Corpo borbulhante, opaco e dourado. Aroma: chá mate de pêssego, banana, leve levedura e moderados malte e lúpulo. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: leve dulçor e moderado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico e moderadamente alcoólico. Pronunciado sabor de banana passa, lembrando muito mais uma Weizenbock (ou a tradicional Leffe Blond). Álcool bem presente no paladar, mas sem prejudicar nuances. Bem restrita, faltando a tradicional complexidade que as pares belgas trazem. Copos recomendados: Trappist Glass, Tulip e Tumbler.

Nota: 15 skol ou 2.8/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-strong-4-strong-golden-ale/1218413/65483/

terça-feira, 10 de setembro de 2024

PRUSSIA BIER NORTHERN ENGLISH BROWN ALE


Descrição comercial

Receita elaborada pelo Bleed do canal Doutor Breja. A Northern English Brown Ale é uma cerveja escura, acobreada, não chega a ser preta nem tão torrada quanto as stouts. Seu sabor é levemente adocicado e aliado ao malte torrado, lembra caramelo e toffee. Ao contrário do que muitos pensam, é uma cerveja pouco amarga e pouco alcóolica, com 21 IBU e 4,8% de ABV é fácil de beber e entrega muito sabor!

Diagnóstico

Essa Brown Ale mineira tem espuma imensa, esbranquiçada e com bolhas, de persistente longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo translúcido, borbulhante e âmbar. Aroma: metálico, leve levedura, chocolate ao leite, pão preto e pesado malte. Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: moderados dulçor e amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura seca, forte carbonatação e final metálico. Suave levedura no paladar. Mais seca que a maioria das Brown Ales, com excelente atenuação. Malte nutty bem presente e notas de pão preto. Faltaram as tradicionais nuances de caramelo, trazendo a lembrança de algo mais ‘amanteigado’. Copos recomendados: Dimpled Mug e Shaker.

Nota: 20 skol ou 2.9/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/prussia-bier-northern-english-brown-ale/1218411/65483/

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

PRUSSIA BIER HOJE NÃO


Descrição comercial

Cascade, Azacca e Mosaic! Palavrinhas mágicas para os amantes de uma boa NEIPA, esses lúpulos americanos trazem intensos aromas e sabores frutados, com um toque de criticidade e frutas tropicais, lembrando grapefruit, laranja e manga. Como manda o manual das New England IPAs o amargor é moderado, na medida certa para equilibrar com o toque aveludado de sua base maltada com adição de aveia que intensifica essa sensação. No copo a cor amarelo ouro chama atenção e já convida ao primeiro gole, que vem carregado de sabor e um sutil dulçor no final! Elaborada pelo cervejeiro Marco Túlio.

Diagnóstico

Essa NEIPA mineira tem espuma imensa, branca e com bolhas, de persistente longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo enevoado e bege. Aroma: moderado malte, pesado lúpulo, pinho, laranja e manga. Sabor inicial: leve dulçor e moderado amargor. Sabor final: pesado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio, textura seca e oleosa, forte carbonatação e final metálico e moderadamente alcoólico. Aparentou ter o dobro do IBU nominal (36). O perfil bem frutado do aroma é bem mais restrito no paladar (leves laranja e manga – esse último em proporção quase imperceptível). Álcool mal inserido, aparecendo bem pronunciado no final do gole e mascarando nuances. Média-leve presença de levedura no paladar também me desagradou. Baixa drinkability. Copos recomendados: Shaker e Tulip.

Nota: 10 skol ou 3.1/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/prussia-bier-hoje-nao/1218408/65483/

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

PRUSSIA BIER COSMOGLITCH


Descrição comercial

Uma Hazy IPA de 6,7% de abv e 33 IBU, tiolizada ela explora o máximo de aromas tropicais e cítricos, te transportando para um pomar logo ao abrir a lata! Tudo isso graças a utilização de duas enzimas beta-liase e beta-glicosidase, além da acidificação do mosto pré fermentação. De corpo macio e coloração amarela turva, é equilibrada e refrescante unindo tecnologia e inovação à melhor experiência sensorial, uma receita de Thiago Zolet e Victor Bertu.

Diagnóstico

Essa NEIPA mineira tem espuma imensa, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo borbulhante, enevoado e bege-claro. Aroma: manga, maracujá, laranja, lúpulo moderado e pesado malte. Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: leve dulçor e moderado amargor; média duração. Paladar: corpo médio, textura seca e rala/oleosa, forte carbonatação e final metálico e levemente adstringente. Dulçor frutado com notas de laranja, abacaxi (os dois primeiros trazem leve-média acidez ao paladar) e manga. Leve malte no background. Amargor lupulado traz boa atenuação, com leve presença resinosa no final do gole. Boa drinkability – refrescante. Copos recomendados: Shaker e Tulip.

Nota: 40 skol ou 3.6/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/prussia-bier-cosmoglitch/1218104/65483/

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

PRUSSIA BIER UNINHO DA FIRMA


Descrição comercial

É, Guinness, não foi dessa vez que rolou a nossa colab. Mas não vamos deixar de dar o nosso toque mineirinho especial! Vem aí a “Uninho da firma”! Nossa Stout nitrogenada, que vai te fazer reapaixonar por esse estilo maravilhoso. Vamos explorar técnicas modernas, para extrair o máximo das notas torradas com equilíbrio e muito frescor. O Nitrogênio vem pra adicionar aquela camada extra de sensação de boca e cremosidade, além daquele espumão lindo! A escolha dos ingredientes e técnicas faz toda a diferença. Usamos Malte Pale da Weyermann, que traz notas de mel, pão e frutas secas, criando uma base rica. Flocos de aveia aumentam a viscosidade e cremosidade, essencial para nossa Dry Stout, que tem um corpo pleno sem ser excessivamente doce. Adicionamos maltes torrados nos últimos 15 minutos da mostura para destacar notas de café e chocolate sem amargor excessivo. O Cararoma acrescenta complexidade com sutis toques de frutas secas, caramelo e nozes. Usamos Sinamar para obter a cor perfeita sem amargor indesejado. Ao experimentar nossa cerveja, você notará uma cremosidade única. O segredo? Nitrogênio. Diferente do CO², ele se dissolve pouco, formando uma cascata de bolhas finas ao abrir a lata. Isso cria uma espuma densa e uma sensação incrivelmente suave na boca.

Diagnóstico

Essa Dry Stout mineira tem espuma volumosa, cremosa e marrom-clara, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo opaco e negro, com luzes marrons. Aroma: vinagre, leve café e malte moderado. Sabor inicial: suaves dulçor, amargor e acético. Sabor final: acético (vinagre); longa duração. Paladar: corpo médio, textura oleosa, forte carbonatação e final metálico e moderadamente adstringente. O azedume do aroma infelizmente persiste até o paladar dominando totalmente a presença de malte tostado e café que aparecem timidamente. Copos recomendados: English Pint e Shaker.

Nota: 2 skol ou 2.1/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/prussia-bier-uninho-da-firma/1218103/65483/

terça-feira, 3 de setembro de 2024

PRUSSIA BIER CATHARINA SOUR MEXERICA


Descrição comercial

A QUARTA edição da nossa série de Catharina Sour, o primeiro estilo brasileiro a ser reconhecido internacionalmente, agora em lata! O estilo chama atenção por sua leve acidez lática e grande destaque no aroma e sabor das frutas adicionadas na cerveja! Nesta receita trazemos a MEXERICA como estrela! Com 4,1% de teor alcoólico e baixo amargor (4 IBU) a Catharina Sour de Mexerica é uma cerveja suuuper cítrica. Tem sutil acidez e corpo bem leve: trazendo máxima refrescância ao sabor! A QUARTA edição da nossa série de Catharina Sour, o primeiro estilo brasileiro a ser reconhecido internacionalmente. O estilo chama atenção por sua leve acidez lática e grande destaque no aroma e sabor das frutas adicionadas na cerveja! Nesta receita trazemos a MEXERICA como estrela!

Diagnóstico

Essa Catharina Sour mineira tem espuma volumosa, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo claro, borbulhante e amarelo. Aroma: mexerica, leve malte. Sabor inicial: leve dulçor e pesada acidez. Sabor final: pesada acidez e leves dulçor e amargor; média duração. Paladar: corpo leve, textura rala e seca, forte carbonatação e final moderadamente adstringente. Bem saborosa e refrescante, o sabor traz bastante da acidez da mexerica. Boa drinkability. 

Nota: 15 skol ou 3.4/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/prussia-bier-catharina-sour-mexerica/1217095/65483/

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

PRUSSIA BIER DESBRAVATOR


Descrição comercial

Desbravator - Zé Mundinho! Uma Doppelbock, clássico estilo alemão, com uma rica variedade de maltes que trazem no aroma notas lembrando rapadura e caramelo. Uma cerveja encorpada, alcoólica e pouco amarga, ideal para os dias de inverno! A Desbravator - Zé Mundinho nasceu em 2018 comemorando a amizade e companheirismo dessas figuras super especiais em nossa história e que tanto nos ensinaram: nossos pais. Nossa origem tem cheirinho de pão fresco e um belo encontro em uma padaria do interior de Minas, a padaria Alvorada. Nossos pais se conheceram trabalhando na mesma padaria em 1964. A existência da Prussia é fruto desse encontro e da amizade que nasceu ali e perdura mais de 57 anos.

Diagnóstico

Essa Doppelbock mineira tem espuma imensa, marrom-clara e com bolhas, de persistente longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo translúcido e marrom-alaranjado. Aroma: avelã, pesado malte, chocolate ao leite. Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: leve dulçor e moderado amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final levemente alcoólico. Amargor final traz certa atenuação, mas o dulçor maltado com lembrança tostada e de avelã predomina, sendo um pouco enjoativa, com baixa drinkability. Bem saborosa, no entanto. Falta corpo. Copos recomendados: Dimpled Mug, Stein e Stem Glass.

Nota: 60 skol ou 3.7/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/prussia-bier-desbravator/1217092/65483/