Diagnóstico
Essa India Pale Ale (IPA) brasileira é mais um ótimo exemplar da promissora microcervejaria paranaense de Imbituva De Bora. Lançada experimentalmente no primeiro semestre de 2009, tive a oportunidade de adquiri-la esse mês, recomendada pelo sempre atencioso Clóvis, do Armazém da Serra, loja localizada no Mercado Municipal de Curitiba-PR. O principal argumento que me convenceu foi o fato da mesma ser "duplamente lupulada", característica esta que me fez salivar, uma vez que sou grande entusiasta de cervejas com grande amargor.
Despejada em meu velho pint de guerra, a Extreme apresentou espuma média, aerada e marrom-clara. Boa formação de colarinho. Reduzida longevidade. Corpo opaco, denso e marrom. O aroma, obviamente, trouxe grande presença de malte e lúpulo, além de toques cítricos de laranja. O sabor inicial trouxe médio amargor e uma grande surpresa: toques salgados que encontrei apenas em Pale Lagers e Rauchbiers (nesse último caso, um "salgado" diferente desta). O final tem média duração. O sabor final traz pesado amargor e o mesmo toque salgado. Seu grande trunfo é o paladar, de textura cremosa, corpo médio, suave carbonatação e final metálico e levemente alcoólico (álcool muito bem disfarçado, uma vez que seu ABV ultrapassa a casa dos 11%). Outra surpresa foi seu aftertaste gorduroso, semelhante à capa formada na língua pela Stout irlandesa Guinness. Baixa drinkability.
Custo-benefício: garrafa de 350ml adquirida na loja acima mencionada, pela cifra de R$ 16. Apesar de ter me agradado, acredito que a mesma poderia ter custado um pouco menos, ou seja, 75% do valor cobrado.
Nota: 70 Skol ou 3.2/5.0
Leia mais em
Nenhum comentário:
Postar um comentário