domingo, 8 de novembro de 2009

TRIPEL KARMELIET


Hoje, dia em que esse beerlog completa 23 meses (ou seja, falta um mês para o aniversário de 2 anos) resolvi brindar os leitores com uma análise sobre a saborosíssima Tripel belga Karmeliet. Essa é, de acordo com uma newsletter que recebi, uma das cervejas preferidas do talentoso cantor e também zitófilo Ed Motta. Provei com minhas próprias papilas gustativas que ele está coberto de razão.


Antes das minhas impressões pessoais, gostaria de compartilhas algumas informações sobre a Karmeliet, que vieram juntamente com o exemplar que adquiri no site Nonobier. De acordo com o material, sua coloração bronze-dourada com colarinho cremoso são características obtidas não somente dos grãos utilizados, mas também da adição de lúpulo da Estíria e da natureza frutada (banana e baunilha) da fermentação. No aroma percebe-se toques de baunilha misturados a fragrâncias cítricas. Seu sabor não possui apenas a leveza e frescor do trigo, mas também a cremosidade da aveia. Três grãos são utilizados na sua fabricação: trigo, cevada e aveia. Todos estes grãos são usados maltados e não maltados, o que faz com que a cerveja seja, na realidade, fabricada com o uso de seis tipos de grãos. A receita original de 1679 é das freiras Karmelitas de Dendermonde. Hoje, é produzida pela cervejaria Bosteels.


Dito isso, listo agora as minhas impressões pessoais sobre essa deliciosa cerveja.

Sua aparência é composta de um creme denso, aerado e branco. Boa formação de colarinho. Reduzida longevidade. Corpo translúcido, borbulhante, espesso e amarelo-escuro. O aroma traz leve presença de levedura, banana, maçã, mel e figo. O sabor inicial é moderadamente doce (dulçor frutado, agradável, bem menos enjoativo que de outras do estilo) e levemente amargo, sensações estas que se invertem no final do gole, com leve dulçor e moderado amargor. A duração do sabor é média. O paladar é composto de um corpo médio, textura cremosa, suave carbonatação e final metálico. Esconde bem o álcool(que aparece no final do gole, harmonizado, como em um vinho branco, onde se sente o álcool de uma forma agradável e refrescante). Quase tão encorpada quanto uma Hefeweizen; toques de banana e figo no paladar.


Custo-benefício: garrafa de 350ml adquirida através do site nonobier.com.br por R$ 17,80. Muito bom negócio, tratando-se de um produto tão bem trabalhado.


Nota: 130 Skol ou 3.4/5.0


Leia mais em

Nenhum comentário: