Nesse interim entre a publicação do último post contendo análises de cerveja que degustei e a inclusão de novos reviews, iniciarei hoje a veiculação de alguns artigos interessantes pertinentes ao mundo da cerveja. A bola da vez é a cerveja mais cara do mundo, cujo texto vem a seguir.
A garrafa de 12 litros da cerveja do tipo Ale Vieille Bon Secours tem sido armazenada pelos últimos 10 anos e tem um teor alcoólico de 8%.
A cerveja é descrita como portadora de um paladar complexo, com sabores cítricos, de caramelo e bala toffee, com notas secundárias de erva-doce e alcaçuz.
Apenas um punhado de bares e restaurantes, obviamente, deverão ter a cerveja em seus estoques. A Bon Secours pode ser comprada online e está disponível nas versões blond, amber e dark.
O embaixador de cervejas belga e mestre sommelier de cervejas Mark Stroobandt declarou que “as três variedades apresentam sabor complexo, mas são bem balanceadas de modo que o álcool não se apresente de forma intrusiva”.
“Cada uma delas traz sabores cítricos e acres únicos e refrescantes, misturados com características frutadas lembrando damasco e malte, trazendo ainda sabores de caramelo e bala toffee, contrabalanceados por um destacado amargor de lúpulo e notas secundárias de alcaçuz e erva-doce”.
“É uma bebida muito especial para ocasiões muito especiais”.
Muir Picken, executivo-chefe do Belgo Restaurant, quem atualmente tem “apenas” uma garrafa da cerveja em sua adega, disse que “os 12 litros da Bon Secours são ‘barra-pesada’ – apenas para coloca-la no copo duas pessoas são necessárias”.
“Uma boa parte do custo é proveniente da garrafa em si, mas é uma cerveja artesanal muito rara”.
A Ale é envasada pela cervejaria belga Caulier desde 1995 e origina-se da região de Walloon.
O restaurante vendeu três garrafas da extravagante cerveja mas um único exemplar permaneceu fechado na adega por mais de uma década.
Agora Muir se depara com o dilema de dar a garrafa para alguém ou então esperar que alguém a compre. Ele acrescenta que “está há muito tempo com a cerveja na adega e não tem certeza do que fazer com ela”.
“Eu preferiria presentea-la a nossos leais clientes em vez de alguns garotos da cidade que porventura entram em meu restaurante e me pedem a cerveja mais cara que tenho”.
“Eu não sei se devo vende-la ou da-la a alguém da minha cidade e também permitir que alguns conhecedores de cerveja possam prova-la”.
A segunda cerveja mais cara do mundo é a Samuel Adams Utopia, envasada pela cervejaria norte-americana Boston Beer Company, vendida por £60 (ou R$ 171) a garrafa. Infelizmente, devido aos altos impostos cobrados no Brasil, o preço em reais, caso a Utopia chegasse ao Brasil, seria ainda mais alto...
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