sábado, 1 de março de 2008

DUNKEL


A Dunkel é uma cerveja alemã escura, aliás, escuro é o significado da palavra em alemão.

Com teor alcoólico entre 4.5% e 6% by volume, são mais fracas que as doppelbocks, estilo tradicional de cerveja escura da Bavária, visto anteontem nesse beerlog. Mais comumente as dunkel são lagers escuras, mas o termo também é usado para se referir a cervejas de trigo escuras, que são frutadas e doces com ligeiramente mais malte que suas equivalentes claras, as hefeweizen. Sua coloração varia de cobre a marrom escuro. Corpo médio. Doçura amendoada, tostada e maltada (de chocolate) em aroma e sabor. Médio amargor. Baixo sabor e aroma de lúpulo. Não é frutada nem possui ésteres.

O exemplar da foto chama-se Calumet Dark e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=7239

Amanhã continuamos nossa subsérie sobre Lagers com o subestilo Dunklerbock. Até lá!

Cheers!

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara ... Dunkel para mim não é um estilo, é muito frequente comercialmente, colocar todas as cervejas escuras (pretas) nessa denominação, aí entram as Dark Lagers (a Dunkel da Eisenbahn é uma Schwarzbier na verdade) e a Dunkelweizen que é Ale, já ví até Stout nisso aí! Cuidado ao tentar no papel de degustador, colocar todas elas na "mesma garrafa". Muitas podem ter só a cor em comum.

Dr. Beer disse...

Então, sr. anônimo
Essa seção sobre estilos de cerveja está sendo baseada na classificação do ratebeer (http://ratebeer.com/BeerStyles.asp) feita por Josh Oakes, crítico e escritor mundial sobre cerveja. Digo isso justamente por não ter a pretensão de ser um degustador que sabe de tudo, mas por alguém que procura ir sabendo mais a cada dia. Não digo que o que o sr. Oakes escreva seja verdade absoluta, mas certamente ele deve saber mais que eu e você juntos, não?
Outra coisa, no mesmo site, a Dunkel da Eisenbahn é citada como Dunkel mesmo,e não como Schwarzbier. Cabe a cada um ver qual fonte é mais confiável.
Mesmo assim, agradeço pelo comentário e convido-o a visitar mais vezes o blog e enriquece-lo com comentários.

Anônimo disse...

Olha esse o prêmio que a Dunkel da Eisenbah ganhou:

http://www.eisenbahn.com.br/img/selo_gss.gif

Está na própria descrição da cerveja no site deles.

Você deveria analisar melhor ao invés de se "basear" no Ratebeer, que aliás tem uma organização muito ruim (comercial) de estilo de cerveja. Use Style Guidelines do BJCP que aí sim você vai ser feliz na suas colocações.

Dr. Beer disse...

Realmente, a classificação do BJCP é mais completa que a do ratebeer, que também possui seus méritos. Tentarei enriquecer os posts anteriores e os de hoje em diante com essas informações. Obrigado pela contribuição, espero algum dia atingir o seu padrão de 'felicidade' nas colocações.