sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE SHOWDOWN BITTER


Descrição comercial

Showdown Bitter é para os momentos decisivos, quando cada detalhe conta. Com um amargor equilibrado e sabor marcante, essa cerveja desafia o paladar e entrega uma experiência intensa. Prepare-se para revelar sua mão e descobrir o verdadeiro vencedor no último gole.

Diagnóstico

Essa ESB paranaense tem espuma imensa, esbranquiçada e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo claro, borbulhante e amarelo-avermelhado escuro. Aroma: leve lúpulo (terroso), moderado malte tostado e caramelo. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: leves dulçor e amargor; média duração. Paladar: corpo médio, textura seca, média carbonatação e final metálico. A cor não está no range das BJCP, mas espuma e transparência se adequam. Dulçor de base maltada e com lembrança de caramelo, permeado por notas frutadas. Médio-leve amargor com evidente sabor de malte em suporte. O sabor de lúpulo tem caráter terroso e não domina completamente o sabor de malte. Tem leve presença de álcool. Não chega perto do padrão das inglesas, mas é saborosa. Copo recomendado: English Pint.

Nota: 35 skol ou 3.5/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-showdown-bitter/1250415/65483/

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE GERMAN CHRISTMAS ALE


Descrição comercial

Esta Weizenbock traz a intensidade dos maltes escuros e o toque charmoso e condimentado da canela, criando um aroma convidativo e sabores complexos. Encorpada e cheia de personalidade, é ideal para brindar as festas de final de ano!

Diagnóstico

Essa Weizenbock paranaense tem espuma volumosa, marrom-clara e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo translúcido, borbulhante e marrom. Aroma: limão e malte moderado. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: modeado dulçor e suave amargor; média duração. Paladar: corpo médio, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Faltou cremosidade e persistência na espuma. Aroma azedo horrível, desvirtuando totalmente o estilo. Sabor maltado, felizmente sem o azedume do aroma (surge uma lembrança de fundo, mas não chega a ser azeda). Faltaram as notas de banana passa e cravo tradicionais do estilo. Bem restrita. Falta corpo (BJCP recomenda médio-cheio). Copos recomendados: Dimpled Mug, Stein e Weizen.

Nota: 5 skol ou 1.6/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-german-christmas-ale/1249686/65483/

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE TILT TRIPEL


Descrição comercial

Tilt Tripel é para quem busca equilíbrio em meio à intensidade. Com notas complexas e alto teor alcoólico, essa Belgian Tripel é perfeita para quem sabe manter a calma, mesmo quando as emoções estão à flor da pele. Controle o jogo e não deixe o tilt te dominar!

Diagnóstico

Essa Tripel paranaense tem espuma branca, média e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo transparente, borbulhante e amarelo-escuro. Aroma: cravo, mel, banana, leve levedura, laranja, leve lúpulo e malte moderado. Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: leve dulçor e moderado amargor, com substancial caráter de levedura condimentado e frutado; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura seca, forte carbonatação e final metálico e moderadamente alcoólico.  Caráter de malte com leve impressão de mel. O aroma bate com quase tudo das BJCP, com exceção do malte, que é mais forte que o esperado. Sabor picante e com notas de laranja. Forte aquecimento alcoolico. Banana e cravo aparecem também no paladar, bem como lembrança de mel. Maior presença alcoolica no paladar que o esperado surgiu como único defeito em minha opinião. Acima da média brasileira para o estilo. Copos recomendados: Trappist Glass e Tulip.

Nota: 90 skol ou 3.7/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-tilt-tripel/1249685/65483/

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

FUNIL PILSEN


Descrição comercial

A ponte do Funil, construção de origem inglesa, teve grande importância para Lavras e outras regiões do sul de Minas, facilitando o transporte dos tropeiros a partir de 1907. Atualmente encontra-se submersa, porém ficaram as boas lembranças, sua importância histórica e emocional. A Cervejaria do Funil é uma homenagem a essa história da região e assim como no passado, gostaríamos de transportá-lo para a degustação de novos sabores e aromas, além da qualidade das nossas cervejas feitas com muita dedicação e diferentes técnicas cervejeiras. Nascida em 1842 na cidade de Plzen na República Tcheca, a Pilsen é hoje o estilo de cerveja, em volume, mais produzido e consumido no mundo todo. A Cerveja Pilsen do Funil apresenta cor dourada, baixa fermentação, baixo amargor, espuma persistente, aroma maltado que remete a casca de pão e massa de pão fresca de sabor agradável. Após o primeiro gole, vem a vontade do segundo, proporcionando frescor e leveza, uma cerveja para se tomar a qualquer momento.

Diagnóstico

Essa Bohemian Pilsener mineira tem espuma imensa, esbranquiçada e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo transparente, borbulhante e amarelo-escuro. Aroma: malte moderado, pão branco, leve lúpulo, herbal, mexerica e metálico. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: leve dulçor e suave amargor; média duração. Paladar: corpo médio, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Dulçor maltado e refinado, com lembrança de cereais e delicado sabor frutado lembrando frutas amarelas. Alta drinkability, refrescante. Definitivamente uma das melhores brasileiras representantes do estilo que já tomei. Copos recomendados: Dimpled Mug, Flute e Footed Pilsener. Lata de 473ml adquirida por R$ 8,90 através do site clubedomalte.com.br.

Nota: 15 skol ou 4.2/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/funil-pilsen/1249253/65483/

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

BODEBROWN MANDRAKE JAMBU ALE


Descrição comercial

Esta mágica cerveja recebe um elemento surpresa conhecido como flor de jambu ou Acmella Oleracea, típica do norte do Brasil, destacando-se por suas propriedades anestésicas, provocando formigamento na boca. Essa característica a torna um ingrediente surpresa na Mandrake Jambu Ale, enriquecendo a experiência gustativav compartilhada delicadamente com a explosiva combinação no processo do dry-hopping entre flor de jambu e doses cavalares dos lúpulos Citra e Mosaic, provocando um equilíbrio harmonioso dos maltes Pilsen, Munich, Carapils e Malte de Trigo.

Diagnóstico

Essa IPA paranaense tem espuma volumosa, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo claro, borbulhante e amarelo. Aroma: malte moderado, pesado lúpulo, floral, toranja e maracujá. Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: leve dulçor e moderado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Background maltado, logo suplantado por dulçor e acidez remetendo a toranja e maracujá; o floral do aroma também aparece de forma delicada no paladar. Traz média picância. Refrescante, com alta drinkability. Copos recomendados: Shaker e Tulip. Lata de 473ml adquirida por R$ 22 através do site bodebrown.com.br.

Nota: 70 skol ou 3.7/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/bodebrown-mandrake-jambu-ale/1231608/65483/

sábado, 25 de janeiro de 2025

ELEMENTUM PILSEN PURO MALTE


Descrição comercial

Com uma coloração dourada e espuma branca, essa cerveja traz um sabor leve e refrescante. Seguindo o estilo American Premium Lager, sua receita resulta em um corpo leve, amargor suave e boa carbonatação. Ideal para os momentos de descontração, pode ser apreciada pura ou na composição de drinks, como mojito de cerveja, cozumel e caipicerva. Também é uma ótima opção para harmonizar com pratos como curry, tortilla, frutos do mar e até mesmo salgadinhos fritos.

Diagnóstico

Essa Premium Lager gaúcha tem espuma branca, média e com bolhas, de reduzida longevidade. Moderada formação de colarinho. Corpo transparente, borbulhante e amarelo-escuro. Aroma: malte pesado, pão branco, leve lúpulo e levedura moderada. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: moderado dulçor e suave amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Saboroso dulçor maltado, com notas de pão branco – o tradicional pão líquido. Um pouco acima da média das puro malte comerciais brasileiras. Copo recomendado: Lager Glass.

Nota: 8 skol ou 3.7/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/elementum-pilsen-puro-malte/1248824/65483/

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

DOGMA QUASAR



Descrição comercial

Em time que está ganhando não se mexe? Bom, decidimos dar uma mudada no nosso maior clássico: a Hop Lover, trazendo notas mais frutadas a essa nossa Double IPA!E para isso fizemos um segundo Dry Hop utilizando os lúpulos: Eclipse, Lemon Drop e Superdelic! O resultado foi um perfil aromático mais frutado e cítrico e com ainda mais intensidade dos lúpulos.

Diagnóstico

Essa Double IPA paulista tem espuma imensa, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo translúcido, com pequenas partículas, e de cor bege. Aroma: malte moderado, pesado lúpulo, grama, maracujá, abacaxi, álcool e quik de morango. Sabor inicial: moderado dulçor e pesado amargor. Sabor final: pesado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio, textura oleosa, forte carbonatação e final metálico  e moderadamente alcoólico. Início frutado com lembrança de laranja e maracujá, logo suplantado por pesado amargor com perfil de pinho e resinoso. Mais encorpada que a maioria das DIPA. Muito bem feita, mas de baixa drinkability devido ao pesado amargor e médio aquecimento alcoólico. Copos recomendados: Shaker e Tulip.

Nota: 120 skol ou 4.1/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/dogma-galaxy-quasar-dipa/1073311/65483/

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

BODEBROWN REITOR UFPR


Diagnóstico

Essa Doppelbock paranaense tem espuma imensa, marrom-clara e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo translúcido e âmbar. Aroma: pesado malte, caramelo, chocolate meio amargo, uva-passa e álcool. Sabor inicial: pesado dulçor. Sabor final: moderados dulçor e amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico e moderadamente alcoólico. A espuma não é persistente e nem cremosa como previsto nas BJCP. Forte dulçor de malte tostado e caramelo. Paladar amanteigado. Álcool bem inserido. Boa atenuação. Notas de ameixa seca aparecem também no paladar. Menos encorpada do que as diretrizes apregoam. Copos recomendados: Dimpled Mug, Stein e Stem Glass.

Nota: 60 skol ou 3.6/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/bodebrown-reitor-ufpr/1231609/65483/

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE AMERICAN CHRISTMAS ALE


Descrição comercial

Celebre o espírito natalino com esta American Brown Ale especial, rica em maltes tostados e suavizada com a adição de cacau. Seu sabor encorpado e notas de chocolate fazem dela a companhia perfeita para acompanhar as delícias do Natal!

Diagnóstico

Essa Brown Ale paranaense tem espuma volumosa, marrom-clara e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo translúcido e marrom-escuro, com luzes âmbar. Aroma: pesado malte com presença de nozes e chocolate ao leite. Sabor inicial: pesado dulçor. Sabor final: leves dulçor e amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Nada de aroma de lúpulo, ao contrario do que preveem as BJCP, tampouco aparecem ésteres frutados. Forte dulçor maltado tostado com chocolate ao leite. Excelente atenuação. Faltou corpo. Muito saborosa e boa drinkability. Copos recomendados: Dimpled Mug e Shaker.

Nota: 55 skol ou 3.6/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-american-christmas-ale/1248186/65483/

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

DOGMA HOPS AFTER ALL


Descrição comercial

Sempre gostamos de West Coast IPAs para testar novos lúpulos, seu perfil neutro e seco é perfeito para entender os aromas e sabores de novas variedades!Além disso, o estilo aceita tanto lúpulos mais cítricos e resinosos quanto mais frutados, por isso decidimos testar o lúpulo: "Ahhhroma" nessa West Coast seca e alcoólica, resultando em uma explosão de aromas frutados que remetem à frutas tropicais principalmente abacaxi, manga, pêra e limão!

Diagnóstico

Essa IPA paulista tem espuma volumosa, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo borbulhante, turvo e bege-claro. Aroma: malte moderado, pesado lúpulo, grama, laranja e maracujá. Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: leve dulçor e pesado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura seca e rala, forte carbonatação e final metálico. Fortíssimo amargor final com perfil de pinho e resinoso logo suplanta as notas iniciais de laranja e maracujá. Baixa drinkability. Copos recomendados: Shaker e Tulip.

Nota: 60 skol ou 3.6/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/dogma-hops-after-all/1248185/65483/

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

FUNIL RED ALE


Descrição comercial

A ponte do Funil, construção de origem inglesa, teve grande importância para Lavras e outras regiões do sul de Minas, facilitando o transporte dos tropeiros a partir de 1907. Atualmente encontra-se submersa, porém ficaram as boas lembranças, sua importância histórica e emocional. A Cervejaria do Funil é uma homenagem a essa história da região e assim como no passado, gostaríamos de transportá-lo para a degustação de novos sabores e aromas, além da qualidade das nossas cervejas feitas com muita dedicação e diferentes técnicas cervejeiras. As cervejas Red Ale são ligeiramente maltadas no balanço, às vezes apresentam um suave dulçor inicial de caramelo/toffee, um paladar ligeiramente de grãos e biscoito, e, um toque de secura tostada no final. Algumas versões podem destacar mais o caramelo e o dulçor, enquanto que outras favorecem o paladar de grãos e a secuta tostada. A Red Ale do Funil é uma cerveja escura avermelhada de espuma persistente e dourada. Aroma maltado de biscoito e toffel. Baixo amargor, sabor agradável de malte retendo ao toffee um leve caramelo e ótimo "drinkability". Combina com carnes vermelhas, cordeiro e massas com molhos leves.

Diagnóstico

Essa Irish Red Ale mineira tem espuma volumosa, esbranquiçada e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo translúcido e âmbar-escuro. Aroma: metálico, pesado malte tostado e caramelo. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: moderado dulçor e suave amargor; longa duração. Paladar: corpo médio, textura aguada, média carbonatação e final  metálico. Sabor de malte assado e caramelo. Falta atenuação, bem adocicada. Copo recomendado: English Pint. Lata de 473ml adquirida por R$ 8,90 através do site clubedomalte.com.br.

Nota: 15 skol ou 3.3/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/funil-red-ale/1248053/65483/

sábado, 18 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE OAXACA APA


Descrição comercial

Muito famosa pelas celebrações do Dia de los Muertos, Oaxaca apresenta desfiles, apresentações e é referência para a data. Em sua homenagem, criamos uma APA muito equilibrada e com muitas notas de frutas tropicais, que lembram abacaxi, manga, melão e maracujá, um resultado marcante como as festas de Oaxaca, ¡Órale!

Diagnóstico

Essa American Pale Ale paranaense tem espuma imensa, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo transparente e amarelo-escuro. Aroma: malte moderado, pão branco, lúpulo moderado, herbal e levedura moderada. Sabor inicial: leve dulçor e moderado amargor. Sabor final: leve dulçor  e moderado amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Sabor maltado e com leve levedura, amargor herbal. Copos recomendados: Lager Glass, Shaker e Tulip. Garrafa de 355ml adquirida por R$ 6,90 através do site clubedomalte.com.br.

Nota: 30 skol ou 3.3/5.0

https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-oaxaca-apa/1248051/65483/

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE ST PATRICK'S PARTY BROWN ALE


Descrição comercial

O malte é a grande estrela deste estilo! A Saint Patrick's Party Brown Ale traz para o seu copo os deliciosos aromas maltados com notas de panificação, caramelo, toffee, nozes, chocolate e um leve amargor tostado no paladar. O brinde perfeito no seu Saint Patrick's Day!

Diagnóstico

Essa Brown Ale paranaense tem espuma imensa, esbranquiçada e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo translúcido e marrom. Aroma: pesado malte com presença de nozes e chocolate meio-amargo. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: moderado dulçor e suave amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Alcóolica. Base de malte, com notas de caramelo e malte tostado. O final termina doce, sem atenuação. Garrafa de 355ml adquirida por R$ 5,90 através do site clubedomalte.com.br. Copos recomendados: Dimpled Mug e Shaker.

Nota: 25 skol ou 3.1/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-saint-patricks-party-brown-ale/1248050/65483/

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE VINTAGE CALIFORNIA COMMON


Descrição comercial

Você já tomou uma boa cerveja California Common? Resolvemos resgatar esse estilo criado na Costa Oeste americana e que não é tão popular no Brasil e produzimos essa maravilha aqui! Uma cerveja com notas levemente carameladas e tostadas que dão suporte às nuances lupuladas e a marcante presença de amargor. Cheers!

Diagnóstico

Essa California Common paranaense tem espuma volumosa, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo claro, borbulhante e amarelo-amarronzado escuro. Aroma: moderado malte tostado, pão branco, lúpulo moderado e herbal. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: moderado dulçor e leve amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálnico. Sabor de malte tostado e caramelo, como nas BJCP. Falta o pronunciado amargor de lúpulo. Menos encorpada que o esperado. Garrafa de 355ml adquirida por R$ 5,90 através do site clubedomalte.com.br. Copos recomendados: Lager Glass e Shaker.

Nota: 18 skol ou 2.9/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-vintage-california-common/1248048/65483/

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE BIÈRE DE GARDE - BLONDE


Descrição comercial

Un classique! Esta elegante Blond Ale entra para o clã original de Bières de Garde, com destaque para as notas da levedura trapista utilizada e também para o fenólico e condimentado que seu exclusivo candi sugar produz, é uma cerveja de perfil muito perfumado e saboroso. Dourada e brilhante, c'est un spectacle, santé!

Diagnóstico

Essa Bière de Garde paranaense tem espuma média, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo opaco e amarelo-escuro. Aroma: álcool, mexerica, moderado malte, pão branco e leve lúpulo (condimentado). Sabor inicial: leves dulçor, acidez e amargor. Sabor final: suave dulçor, leve acidez e moderado amargor; longa duração. Paladar:corpo médio-leve, textura seca e aguada/oleosa, forte carbonatação e final metálico e moderadamente adstringente. Sabor forte de mexerica, com a acidez agregando ao conjunto. Base maltada, amargor de casca de laranja. Copos recomendados: Stem Glass e Tulip. Garrafa de 355ml adquirida por R$ 6,90 através do site clubedomalte.com.br.

Nota: 45 skol ou 3.4/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-biere-de-garde-blonde/1228046/65483/

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE BIÈRE DE GARDE AMBRÉE


Descrição comercial

Com incrível potencial para uma Biere de Garde, a Ambrée se apresenta com notas condimentadas, clássicas da levedura belga, além de frutas passas, uma tosta muito bem definida e baixo amargor. De coloração acobreada para âmbar, é uma cerveja que vai envelhecer e ficar ainda mais magnifique, santé!

Diagnóstico

Essa Bière de Garde paranaense tem espuma média, esbranquiçada e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo translúcido e marrom-avermelhado. Aroma: álcool, metálico, caramelo e pesado malte assado. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: moderados dulçor e amargor, com suave acidez; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada/oleosa, forte carbonatação e final metálico. Notas bem maltadas, com álcool bem pronunciado. Leve acidez surge como defeito. Lembrança de amendoim caramelizado no paladar. Copos recomendados: Stem Glass e Tulip. Garrafa de 355ml adquirida por R$ 5,90 através do site clubedomalte.com.br.

Nota: 10 skol ou 3.1/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-biere-de-garde-ambree/1228047/65483/

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

CLUBE DO MALTE AGUASCALIENTES TRIPEL HOP


Descrição comercial

Celebrando o Festival Cultural de Calaveras que acontece todos os anos na cidade de Aguascalientes, o estilo Tripel Hop leva para o seu copo muita complexidade com notas de especiarias como cravo, noz-moscada e outros temperos, com uma camada extra de frutas tropicais do lúpulo, ¡Salud!

Diagnóstico

Essa Tripel paranaense tem espuma média, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Moderada formação de colarinho. Corpo claro, borbulhante e dourado. Aroma: álcool, mexerica, lúpulo e malte moderados. Sabor  inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: leve dulçor e moderado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura rala e seca, forte carbonatação e final metálico e levemente alcoólico. Percebe-se moderada presença de álcool, que não prejudica nuances. Falta a condimentação específica do estilo, sendo bem menos complexa que as pares belgas. Garrafa de 355ml adquirida por R$ 6,90 através do site clubedomalte.com.br. Copos recomendados: Trappist Glass e Tulip.

Nota: 30 skol ou 2.8/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/clube-do-malte-aguascalientes-tripel-hop/1248046/65483/

sábado, 11 de janeiro de 2025

BODEBROWN SAMUEL 50


Descrição comercial

Produzida phodásticamente pela Família Bodebrown, em ABRIL DE 2022, esta é uma criação genuinamente curitibana, recifense e paranaense. Foi elaborada com foco na QUALIDADE, sem pressa e com muita paixão, inspirada nas clássicas cervejas fortes da BÉLGICA, mas trazendo um sotaque recifense e pernambucano.
Criada pelo nosso mestre, cervejeiro, quimico, CEO, louco e descabelado SAMUEL CAVALCANTI, ela celebra a trajetória do seu inquieto autor, que completa 50 ANOS. Nasceu assim, com o objetivo de expressar seus sentimentos, alegrias, tristezas, conquestas, acertos, erros, sorrisos, lágrimas, viagens e conhecimentos - sempre em busca da perfeição. É uma cerveja forte, de cor clara que remete ao ouro, com espuma densa e branca, refrescante, ligeiramente frutada e condimentada. Samuel Cavalcanti, batizado pela ORDEM DE SAINT ARNOULD com o nome de SAM-ARNOULD LAMBERT DE LIÈGE, O Grande Cavaleiro Protetor do Real Segredo, o nosso louco e descabelado recifense, curitibano de alma belga, convida para mais uma VIAGEM INTERGALÁCTICA nesta refinada pintura etílica, uma SAMUEL 50 STRONG WHITE ALE de responsa, com 8,5% de teor alcoólico e 34 unidades de amargor. A Samuel 50 recebeu em sua composição maltes de cevada e trigo, além de um malte muito especial conhecido como MALTE DE TRIGO ESPELTA (Spelt Malt), sempre presente em cervejas fortes de alta fermentação do tipo belga.

Diagnóstico

Essa Belgian Strong Pale Ale paranaense tem espuma média, branca e com bolhas, de longevidade bem reduzida. Boa formação de colarinho. Corpo claro e dourado. Aroma: álcool, vinho branco, lúpulo moderado, floral, pesado malte e pão branco. Sabor inicial: moderado dulçor, leve acidez e suave amargor. Sabor final: leves dulçor, acidez e amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura seca, forte carbonatação e final metálico. Notas de frutas amarelas no paladar, principalmente carambola; lembrança também de uva verde. Textura de espumante - bem leve e refrescante. Álcool perfeitamente inserido. Alta drinkability, com paladar suave e elegante. Copos recomendados: Trappist Glass, Tulip e Tumbler.

Nota: 130 skol ou 3.5/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/bodebrown-samuel-50/1183768/65483/

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

DOGMA SMOOTH OPS III


Descrição comercial

Dando continuidade a série de Smooth Sours exclusivas do Lovers Club a terceira edição é um blend de frutas tropicais e cítricas garantindo uma experiência sensorial intensa!Misturamos Maracujá, Caju, Pêssego e Tangerina para criar um perfil adocicado, ácido e cítrico criando uma Smooth Sour que apesar da intensidade, dulçor e corpo não seja enjoativa e nem pesada.

Diagnóstico

Essa Catharina Sour paulista tem espuma imensa, branca e com bolhas, de longevidade bem reduzida. Excelente formação de colarinho. Corpo turvo e amarelo-escuro. Aroma: leve levedura, cajá, caju, maracujá e lúpulo moderado. Sabor inicial: leve dulçor e pesada acidez. Sabor final: suave dulçor, leve amargor e moderada acidez; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final moderadamente adstringente. Excelente cerveja, com bastante gosto de maracujá e laranja. Seu único defeito foi a carbonatação excessiva que fez o liquido vazar pelo quarto inteiro e perdi 80% da cerveja. 

Nota: 40 skol ou 3.6/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/dogma-smooth-ops-iii/1247780/65483/

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

BODEBROWN KRAMPUS DU NOEL CHRISTMAS ALE


Descrição comercial

De sabor maltado, com frutas secas e canela, a Bodebrown Christmas Ale, Krampus Du Noël é inspirada nas cervejas de Natal/inverno de Wallonia, uma região da Bélgica. Contém 5 tipos de maltes, 3 tipos de lúpulos, cumaru e noz-moscada, além de uma levedura especial da Wallonia.

Diagnóstico

Essa Belgian Dark Strong Ale tem espuma imensa, esbranquiçada e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo opaco e âmbar. Aroma: pesado malte, laranja, noz moscada, canela, baunilha, cana de açúcar, bolo de mel e morango. Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: moderados dulçor e amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, média carbonatação e final metálico e levemente alcoólico. Sabor com notas de noz-moscada, cravo, gengibre, mel e canela. Boa atenuação - o amargor logo chega para atenuar o dulçor e evitar que fique enjoativa. Álcool muito bem inserido. Reflete muito bem as especiarias do natal. Apesar do excelente sabor, poderia ser um pouco mais encorpada e ligeiramente mais carbonatada. Copos recomendados: Trappist Glass e Tulip.

Nota: 180 skol ou 4.1/5.0

https://www.ratebeer.com/beer/bodebrown-krampus-du-noel-christmas-ale/1247779/65483/

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

INSANA PILSEN COM DRY HOPPING


Descrição comercial

Se você pudesse mergulhar em um copo de Insana Pilsen com Dry Hopping, a gente aposta que encontraria um churrasquinho rolando, com música boa, com sua galera e “amargor” especial que só o Dry Hopping pode proporcionar.

Diagnóstico

Essa Premium Lager paranaense tem espuma imensa, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo transparente, borbulhante e amarelo-claro. Aroma: malte moderado, leve lúpulo, grama e mexerica. Sabor inicial: leve dulços e suaves acidez e amargor. Sabor final: leves dulçor e amargor, com suave acidez; curta duração. Paladar: corpo leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Bem refrescante. Sabor de mexerica aparece também no paladar. Leves malte e levedura no background. Lata de 473ml adquirida por R$ 5,90 através do site clubedomalte.com.br. Copo recomendado: Lager Glass.

Nota: 12 skol ou 3.4/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/insana-pilsen-com-dry-hopping/1237305/65483/

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

SEASONS VACAS DAS GALÁXIAS


Diagnóstico

Essa Double IPA gaúcha tem espuma imensa, esbranquiçada e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo borbulhante, turvo e amarelo-claro. Aroma: malte moderado, lúpulo moderado, grama, laranja, manga e leve levedura. Sabor inicial: leve dulçor e moderado amargor. Sabor final: leve dulçor e pesado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio, textura rala e seca, forte carbonatação e final metálico. Amargor com perfil de pinho; lúpulo com perfil de frutas tropicais, com notas de laranja. Equilibrada e refrescante. Background maltado e com leve presença de levedura. Copos recomendados: Shaker e Snifter.

Nota: 35 skol ou 3.3/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/seasons-craft-vacas-das-galaxias/407233/65483/

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

FROHENFELD KRISPY LAGER


Descrição comercial

Seu estilo é German Leicht Bier, o que seria como uma Light Pils aqui no Brasil. Uma cerveja com aromas de panificação e lúpulos florais. Na boca a sensação é de total refrescância com toque crocante da carbonatação e o final com amargor bem sutil. Com apenas 3.8% de álcool é ideal para quem procura cervejas leves mas saborosas. Ah, e ainda tem baixas calorias!

Diagnóstico

Essa Leichtbier paranaense tem espuma enorme, branca e com bolhas, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo transparente, borbulhante e amarelo-claro. Aroma: levedura moderada, pesado malte e pão branco. Sabor inicial: leve dulçor. Sabor final: salgado, suave dulçor e moderado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Pão líquido com notas salgadas. Aroma traz presença de crackers, como descrito nas BJCP. Outras características previstas nas diretrizes que essa cerveja apresenta são: perfil limpo de fermentação, baixo sabor inicial adocicado e de grãos oriundos do malte, médio amargor de lúpulo e final seco com leve retrogosto maltado e lupulado. Não traz nenhuma das características esperadas para o lúpulo. Lata de 473ml adquirida  por R$ 16,90 através do site clubedomalte.com.br. Achei o custo-benefício bem baixo. Copo recomendado: Lager Glass.

Nota: 9 skol ou 2.8/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/frohenfeld-krispy-lager/1228859/65483/

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

DOGMA CHOCOLATE GRINGO


Descrição comercial

Trocando o café por cacau, mudamos o perfil sensorial da saborosa Morning Gringo!A Chocolate Gringo tem um toque a mais de sobremesa com as notas de cacau e chocolate sendo complementadas pelo caramelo do maple e tornando essa cerveja uma sobremesa líquida!

Diagnóstico

Essa Imperial Stout paulista tem espuma média, marrom-clara, cremosa e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo opaco e negro. Aroma: maple, álcool, baunilha, ameixa seca, leve lúpulo, forte café, chocolate ao leite e pesado malte assado. Sabor inicial: pesado dulçor. Sabor final: pesado dulçor e moderado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-cheio, textura xaroposa, forte carbonatação e final metálico e pesadamente alcoólico, lembrando whisky. Termina bem doce, com lembrança de baunilha e notas amadeiradas. Dulçor do maple bem presente. Apesar do amargor lupulado trazer uma certa atenuação, acompanhado de forte aquecimento alcoolico, ela fica enjoativa já na primeira metade da cerveja. Baixa drinkability. Café e chocolate meio amargo também presentes no paladar. Copo recomendado: Snifter.

Nota: 80 skol ou 4.1/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/dogma-chocolate-gringo/1247395/65483/

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

NIELSBIER SEDLMAYR


Diagnóstico

Essa Helles paranaense tem espuma média, esbranquiçada e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo transparente, borbulhante e amarelo-escuro. Aroma: cola, levedura moderada, pesado malte e pão branco. Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: suave dulçor, leve amargor e notas salgadas; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura rala e seca, forte carbonatação e final metálico. Espuma nem persistente nem cremosa como nas BJCP. Aroma também não trouxe as subcaracterísticas esperadas, lembrando cola, caracterizando grave defeito. Faltou corpo e sobrou carbonatação. Final moderadamente maltado com sugestão de dulçor e lembrança de grãos, com paladar suave e equilibrado, apoiado por leve amargor. Perfil de fermentação limpo. Não traz as esperadas características lupuladas, nem em leve proporção. Traz dulçor residual. Copo recomendado: Lager Glass.

Nota: 6 skol ou 2.1/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/nielsbier-sedlmayr/1247062/65483/

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

JUAN CALOTO ENCONTRARÁS REFÚGIO EN LAGUNA D'ORO


Descrição comercial

Juan Caloto se refugia en un oásis belga. Mui bien recebido com una cerveja forte e dourada, com muitas notas de malte e de frutas amarelas maduras graças a fermentação com candy sugar. Seca, potente, aromática e incrivelmiente peligrosa por ser tão fácil de beber.

Diagnóstico

Essa Belgian Strong Pale Ale paulista tem espuma média, esbranquiçada e com bolhas, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo translúcido e âmbar. Aroma: álcool, fruta em calda, moderados malte e lúpulo. Sabor inicial: pesado dulçor, suave acidez e leve amargor. Sabor final: moderado dulçor, suave acidez e moderado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico e moderadamente alcoólico. Sabor com notas de pera e condimentadas. Boa atenuação – o início doce enjoativo termina bem equilibrado. Álcool permeia o paladar, mas sem prejudicar nuances. Muito saborosa. Padrão belga. Levedura bem suave em background. Copos recomendados: Trappist Glass, Tulip e Tumbler. Lata de 473ml adquirida por R$ 23,90 através do site clubedomalte.com.br.

Nota: 120 skol ou 3.8/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/juan-caloto-encontrar-as-refugio-en-laguna-doro/1247060/65483/