terça-feira, 29 de abril de 2008

1d) MUNICH HELLES


Aroma: agradavelmente adocicada por grãos, aroma limpo de malte de pilsen predomina. Baixo a moderadamente baixo aroma apimentado de lúpulo nobre e uma frana nota de DMS no fundo (do malte pils). Sem ésteres ou diacetil. Aparência: amarelo médio a dourado pálido, clara, com espuma branca e cremosa.
Sabor: ligeiramente doce, perfil maltado. Sabores de grão e malte pils dominam, com amargor baixo a médio-baixo que suporta o paladar maltado.Baixo a moderadamente baixo sabor apimentado de lúpulo nobre. Final e aftertaste continuam maltados. Limpa, sem ésteres frutados, nem diacetil.
Paladar: corpo médio, carbonatação média, maltagem suave sem traço de adstringência.
Impressão geral: maltada, mas é um exemplo de malte pils completamente atenuado.
História: criada em Munique em 1895 na cervejaria Spaten por Gabriel Sedlmayr para competir com as cervejas do estilo Pilsner.
Comentários: ao contrário da Pilsner, mas assim como sua 'prima' Munich Dunkel, a Helles é uma cerveja de malte acentuado e que não é excessivamente doce mas foca no sabor de malte com o amargor do lúpulo interpretando um papel coadjuvante.
Ingredientes: Água moderadamente carbonada, malte Pilsner, variedades nobres de lúpulo alemão.
Estatísticas vitais:
IBUs: 16-22 SRM: 3-5 OG: 1.045-1.051 FG: 1.008-1.012 ABV: 4.7-5.4%
Exemplos comerciais: Weihenstephaner Original, Hacker-Pschorr Münchner Gold, Bürgerbrau Wolznacher Hell Naturtrüb, Mahr's Hell, Paulaner Premium Lager, Spaten Premium Lager, Stoudt's Gold Lager

Na foto está a Weihenstephaner Original Bayrisch Mild, exemplar que pode ser consultado em


Amanhã termina a família das Light Lager com o exemplar Dortmunder Export. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: