segunda-feira, 14 de abril de 2008

INDIA PALE ALE (IPA)


A criação da India Pale Ale (IPA) durante o século XVIII foi resultado de extenuantes esforços de cervejeiros britânicos para transplantar um difícil entrave: durante o início dos anos 1700 a cerveja não se mantinha saudável em longas viagens pelo oceano, especialmente em climas quentes. Esses ambientes resultavam na chegada de cerveja azeda, sem vida. Antes da refrigeração e pasteurização, as únicas armas do cervejeiro contra a deterioração eram álcool e lúpulos, os quais produzem um ambiente hostil aos micróbios, prevenindo a proliferação de bactérias que causam azedume. Portanto, um maior teor alcóolico e índices mais altos de lúpulo podiam proteger a cerveja do azedume associado a longos períodos de armazenagem.

A IPA é caracterizada por uma Pale Ale borbulhante, com, como dito, um pouco a mais de álcool e lúpulo que a PA típica; os lúpulos lhe dão um amargor distinto. O estilo tem intenso sabor e aroma de lúpulo.

O exemplar da foto se chama Ale Smith IPA e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=14396


Segue amanhã a subsérie sobre Anglo-American Ales com o subestilo Irish Ale. Até lá!


Cheers!


Fontes: ratebeer e wikipedia

Nenhum comentário: