quinta-feira, 24 de abril de 2008

SPICE/HERB/VEGETABLE & ROGGENBIER


Qualquer ale ou lager, como o nome diz, feita com ervas, condimentos ou vegetais. O aditivo pode ser distingüido no aroma. Corpo, coloração, caráter de lúpulo e força podem variar no tipo do condimento, erva ou vegetal usado.

O exemplar da foto se chama Midnight Sun Oak Aged Imperial Chocolate Pumpkin Porter e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=83566
Como o post de hoje foi curtinho e senti que faltaram informações ontem a respeito da Roggenbier, darei hoje alguns dados sobre a mesma. Antes de mais nada, cabe dizer que o estilo, cuja peculiaridade é ser produzido com o uso de centeio, havia virtualmente desaparecido por quase 500 anos. Em 1988, ele reapareceu na Bavária. As versões modernas apresentam teor alcoólico em torno de 5% e têm coloração escura. Tem sabor de grãos, como era de se esperar, geralmente apresentando um sabor vigoroso, similar ao de broa de centeio. Tipicamente, ao menos 50% dos maltes usados para fazer a Roggenbier são produzidos a partir de centeio. Mais detalhes em http://en.wikipedia.org/wiki/Roggenbier#Roggenbier.

Amanhã, com a Traditional Ale, termina a classificação de estilos de cerveja feita por Ratebeer.com. Como alguns leitores sugeriram, irei implementar na frente de cada título os códigos da BCJP guidelines e também postarei os estilos que porventura não estivessem inclusos na classificação que utilizei até então. Se tiverem algum feedback, sou todo ouvidos.


Cheers!

Nenhum comentário: