sábado, 12 de abril de 2008

GOLDEN ALE/BLOND ALE


Existem uns poucos diferentes tipos de Blond Ale. O primeiro é a tradicional “Canadian Ale” (ale canadense), carregada de ingredientes adjuntos, macroenvasada, de alta fermentação, equivalente à da American Standard. A segunda mais comum está nos pubs dos EUA, uma starter ale leve, com marginalmente mais lúpulo e corpo que a referida acima, menos adjuntos, mas por nenhuma razão uma cerveja saborosa. A interpretação britânica é facilmente a mais brava e lúpulada opção. Algumas podem ser quase consideradas American Pales de tão lúpuladas - muito frescas, refrescantes, com relativamente pouco álcool comparadas às suas contrapartidas norte-americanas.

Uma Golden Ale típica tem aparência similar a da Pilsener. A característica do malte é subjugada e o perfil do lúpulo vai de apimentado a cítrico; adições comuns de lúpulo incluem os estilos Styrian Golding e Cascade. O álcool oscila entre 4% e 5%.

As Blonde Ales apresentam coloração que oscila de cor de palha até loiro dourado. São claras, frescas e secas, com amargor baixo a médio e aroma de lúpulos e alguma doçura proveniente do malte. Características frutas de ésteres podem ser percebidas, mas não dominam o sabor ou aroma. Um corpo mais leve de carbonatação mais alta pode ser percebido. A leveza no uso de lúpulos e malte pode fazer das Blond Ales uma boa introdução para cervejas mais elaboradas aos consumidores familiarizados apenas com cervejas de produção em massa.


O exemplar da foto se chama Crouch Vale Brewers Gold Extra e pode ser encontrado em



Continua amanhã a subsérie sobre Anglo-American Ales com o subestilo Imperial/Double IPA. Até lá!


Cheers!


Fontes: ratebeer e wikipedia

Nenhum comentário: