terça-feira, 22 de abril de 2008

SCOTTISH ALE


Cerveja que tem sido produzida na Escócia por aproximadamente 5 mil anos. A tradição celta de utilizar ervas que davam amargor permaneceu na Escócia por mais tempo que no resto da Europa. As duas principais cidades escocesas, Glasgow e Edinburgh, são onde, historicamente, as principais cervejarias se desenvolveram; e Edinburgh, em particular, se tornou um notável centro de exportação de cerveja para todo o mundo. No final do século XX, pequenas cervejarias haviam se espalhado por toda a Escócia. A cerveja escocesa era tradicionalmente menos pesadamente lupulada que os produtos ingleses, já que o lúpulo não crescia bem no gelado clima escocês e tinha que ser importado a valores muito altos.

Em termos gerais, são escuras, maltadas e de corpo cheio. Muitos exemplos apresentam notas defumadas derivadas do uso de malte orgânico. O teor alcoólico varia de menos de 5% a 8%, com o sabor de álcool e os ésteres variando junto. Acompanha bem carne de caça, queijo cheddar e biscoito amanteigado.


O exemplar da foto se chama Three Floyd Robert The Bruce Scottish Ale e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=5596


Continua amanhã a subsérie sobre Anglo-American Ale com o subestilo Specialty Grain. Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: