segunda-feira, 9 de março de 2009

3j) ENGLISH PORTER


A Porter é conhecida por ter sido popular entre trabalhadores da área de transportes na Londres central, daí o nome. A maioria da documentação da cervejaria britânica tradicional dos anos 1700 declaram que o estilo era uma mistura de três diferentes estilos: uma Ale velha (vencida ou azedada), uma Ale nova (Brown ou Pale Ale) e uma Ale fraca (Mild Ale), com várias combinações de mistura e prazos de validade vencidos. O resultado final era comumente conhecido como “Entire Butt” ou “Three Threads” e tinha um agradável sabor nem velho e nem fresco, novo. Foi a primeira cerveja verdadeira engenhosamente planejada, que ia de encontro ao gosto do público, interpretando um papel crítico para matar a sede na época da Revolução Industrial no Reino Unido e dando os primeiros passos na construção das mega-cervejarias dos dias atuais.
A Porter retornou a seu índice mais alto de popularide durante a revolução da produção caseira de cerveja e das micro-cervejarias no final dos anos 1970 e no começo dos anos 1980 nos EUA. As Porters modernas são tipicamente produzidas usando uma base de malte claro com adição de malte escuro, cristal, chocolate ou marrom defumado. A adição de malte tostado é incomum, mas usada ocasionalmente. Alguns cervejeiros poderão envelhecer suas cervejas após a inoculação de bactérias vivas para criar um gosto autêntico. O amargor de lúpulo é moderado no geral e a cor oscila de marrom a preto. Permanecem sendo cervejas muito complexas e interessantes. O teor alcoólico oscila entre 4 e 7%.


O exemplar que ilustra o espaço de hoje se chama Fuller's London Porter, é o melhor cotado do estilo na fonte de consulta e já foi resenhado aqui nesse beerlog (http://dr-beer.blogspot.com/2007/12/fullers-london-porter.html). Pode também ser encontrado em

Continua amanhã a série sobre English Ales com o estilo English Stout. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: