quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

DOPPELBOCK


A Doppelbock é uma cerveja especial da Bavária que foi primeiramente envasada pelos monges de São Francis de Paula. Seu teor alcoólico oscila entre 6% e 10% do volume. Algumas versões históricas eram menos alcoólicas e eram consideradas 'pão líquido' pelos monges. Doppel significa duplo e enquanto esse estilo é mais forte que a tradicional bock alemã, tipicamente não chegam a ser duas vezes mais forte. Possuem coloração entre âmbar claro e marrom escuro. Bem encorpadas com forte sabor alcoólico. A espuma é grande, cremosa e persistente, podendo ter coloração branca ou amarelada - as de maior teor alcoólico, no entanto, podem não apresentar tanta retenção. Pouco sabor e aroma de lúpulo. O aroma de malte é bem presente, com algumas notas tostadas. Aroma de álcool também pode ser farejado e as versões escuras podem apresentar aromas frutados ou lembrando chocolate. O sabor é bem rico e maltado, com sabores tostados e pronunciado poder alcoólico. Muitas versões são adocicadas, devido a pouca presença ou ausência de lúpulo. As versões mais claras podem ter um final mais seco.

Curiosidade: em homenagem às originais, é tradição entre as cervejarias nomear suas Doppelbocks com nomes que terminem em 'ator'.

O exemplar da foto chama-se Ayinger Celebrator Doppelbock e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=1090


Amanhã continuamos nossa subsérie sobre Lager com o subestilo Dortmunder/Helles. Até lá!


Cheers!
Fontes: ratebeer e wikipedia

Nenhum comentário: