sexta-feira, 11 de julho de 2008

22b) OTHER SMOKED BEER


Aroma: o aroma deve ser um agradável balanço entre o aroma esperado da cerveja-base (ex: Robust Porter) e a defumagem transmitida pelo uso de maltes defumados. Intensidade e caráter da fumaça e do estilo-base da cerveja podem variar, com ambos se destacando no balanço. A defumagem pode variar de baixa a pronunciada; entretanto, o balanço na apresentação geral é a chave para exemplos bem feitos. A qualidade e as características secundárias da fumaça refletem a fonte da fumaça (ex: material orgânico vegetal, amieiro, carvalho, madeira de faio). Aromas agudos, fenólicos, severos, emborrachados ou queimados derivados de fumaça são inapropriados.
Aparência: variável. A aparência deve refletir o estilo-base da cerveja, embora a cor da cerveja geralmente seja um pouco mais escura que o estilo-base puro.
Sabor: assim como com o aroma, deve haver um balanço entre defumagem e as características de sabor esperadas da cerveja base. A defumagem pode cariar de baixa a pronunciada. Sabores defumados podem variar de amadeirados a lembrando bacon, dependendo dos tipos de malte usados. Malte defumado com características de material orgânico vegetal pode adicionar traços de terra. O balanço das características da cerveja implícita e fumaça podem variar, embora a mistura resultante deva ser um tanto balanceada e aproveitável. A fumaça pode adicionar alguma secura ao final. Características severas, amargas, queimadas, carbonizadas, emborrachadas enxofradas ou fenólicas defumadas são geralmente inapropriadas (embora algumas dessas características possam estar presentes em alguns estilos-base; entretanto, o malte defumado não deve contribuir com esses sabores).
Paladar: varia com o estilo-base da cerveja. Adstringência significativa. Sensação fenólica desagradável é inapropriada.
Impressão geral: esse estilo se refere a qualquer cerveja que exiba fumaça como sabor e aroma característicos que não seja a Rauchbier do estilo Bamberg (ex: Märzen defumadas de madeira da faia). Os melhores exemplos exibem balanço no uso de malte, lúpulos e caráter de malte.
Comentários: qualquer estilo de cerveja pode ser defumado; a meta é atingir um balanço agradável entre o caráter de fumaça e o estilo da cerveja base.
História: o processo de usar maltes defumados mais recentemente tem sido adaptado por cervejeiros artesanais a outros estilos, notavelmente Porter e Strong Scotch Ales. Cervejeiros alemães tradicionalmente usavam maltes defumados em Bocks, Doppelbocks, Weizens, Dunkels, Schwarzbiers, Helles, Pilsners e outros estilos de especialidade.
Ingredientes: diferentes materiais usados para defumar malte resultam em características únicas de sabor e aroma. Podem ser usados madeira de faia, material orgânico vegetal e outros tipos de madeira (carvalho, borbo, mesquite, amieiro, nogueira-pecã, macieira, cerejeira e outras árvores frutíferas). As muitas madeiras podem lembrar um de certos produtos defumados devido à sua associação com comida (ex: nogueira norte-americana com costelas, borbo com bacon ou salsicha, e amieiro com salmão). Madeiras perenes nunca devem ser usadas por darem sabor medicinal, de pinho, ao malte. Excessivo malte defumado com material orgânico vegetal é geralmente indesejável devido a seus fenólicos agudos e penetrantes e qualidades sujas de terra. Os ingredientes restantes variam com o estilo-base. Se maltes defumados foram combinados com outros ingredientes pouco usuais (frutas, vegetais, condimentos, mel, etc.) em quantidades perceptíveis, a cerveja resultante deve ser incluída na categoria especialidade/experimental.
Estatísticas vitais: variam com o estilo-base da cerveja.
Exemplos comerciais: Alaskan Smoked Porter, O’Fallons Smoked Porter, Spezial Lagerbier, Weissbier and Bockbier, Stone Smoked Porter, Schlenkerla Weizen Rauchbier and Ur-Bock Rauchbier, Rogue Smoke, Oskar Blues Old Chub, Left Hand Smoke Jumper, Dark Horse Fore Smoked Stout, Magic Hat Jinx, DeGroen’s Rauchbock


Ilustra o espaço de hoje a Aecht Schlenkerla Rauchbier Urbock, exemplar também encontrado em http://www.ratebeer.com/beer/aecht-schlenkerla-rauchbier-urbock/6349/

Termina amanhã a família Smoke Flavored/Wood-Aged Beer com o subestilo Wood-aged Beer. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: