quinta-feira, 6 de março de 2008

LOW ALCOHOL


As cervejas de pouco álcool variam das típicas 'Non-Alc', que tipicamente contêm 0,5%, às muitas cervejas européias de mesa. Essas incluem as dinamarquesas hvidtøl e skibsøl; a kvass, da Rússia; a holandesa oud bruins; a sueca svagdricka; a finlandesa kalja, várias lagers escandinavas Klass I e cervejas de mesa vindas de países teutônicos também. O requisito básico é que a cerveja deve estar abaixo dos 3%, mas deve conter álcool (o que exclui maltas e malzbiers). Por outro lado, a classe é meio que 'aberta para todos', estilisticamente falando, variando de lagers brandas até weizenbiers alcohol-free e skibsøls defumadas.

Apesar dessa falta de critério, há dentro desse subestilo, algumas outras categorias, que veremos a seguir:

A 'Near beer' (quase cerveja, numa tradução livre) foi originalmente um termo para bebidas de malte que continham pouco ou nenhum álcool (0,5%-1% ou menos), fortemente anunciado durante a proibição nos Estados Unidos. Era classificada oficialmente como 'bebida de cereal'. Uma popular prática igeal era adicionar álcool às near beer. A bebida resultante era conhecida como spiked (espigão, espeto) beer ou needle (agulha) beer, chamada assim porque uma agulha era usada para injetar álcool através da rolha do recipiente onde estava a cerveja. Alguns críticos dizem que a qualidade da near beer americana é tão sofrível que ela 'só pode ter sido criado pelos puritanos com o intuito de enojar os bebedores da genuína cerveja para sempre.

Outra categoria é a Light beer (cerveja leve), referente àquela que tem teor alcólico ou calorias reduzidas, em relação as cervejas 'normais'. Podem ser escolhidas por bebedores de cerveja que estão administirando seu consumo de álcool e/ou calorias; entretanto, são criticadas por serem menos saborosas que as cervejas tradicionais, sendo aguadas.

A última categoria a ser vista nesse subestilo é a Small beer (ou small ale), que é aquela que contém muito pouco álcool. Algumas vezes não-filtrada e com a aparência de mingau de aveia, era uma bebida privilegiada na Europa Medieval e na América do Norte colonial, onde George Washington possuía uma receita envolvendo farelo e melado, a qual era consumida às vezes em seu desjejum. O termo também pode se referir a uma cerveja feita a partir da 'segunda mão' do lote de uma cerveja muito forte, como a Scotch Ale. Podem ser tão fortes como uma Mild Ale (ale suave), dependendo da força do lote original. Esse processo era realizado como uma medida econômica na produção caseira que acontecia na Inglaterra do século XVIII e ainda é feita por algumas cervejarias domésticas e microcervejarias.

Metaforicamente, small beer significa uma coisa trivial, de pouca importância. O termo também serve para menosprezar cervejas comerciais cujo sabor é considerado muito fraco.

O exemplar da foto se chama Mahrs Bräu Leichte e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=5150


Continuamos nossa subsérie sobre Lagers amanhã, com o subestilo Malt Liquor. Até lá

Nenhum comentário: