quinta-feira, 20 de março de 2008

ABBEY TRIPEL


Como as outras Abbey Ales, as Tripel são cervejas fortes, com forte malte e levedo. Mas também são pálidas e tem um perceptível perfil lupulado. O amargor do lúpulo pode ser mais alto que o de uma Abbey Ale típica, acima de 35 IBUs (International Bitterness Unit - Unidade Internacional de Amargoir). Mas seu final é onde os lúpulos realmente se destacam, já que esse estilo deveria ter um final pronunciadamente seco. De outra forma, sua maltagem é ainda essencial para o estilo, e a tipicamente forte nota de levedo de todas as Abbey Ales será ainda mais aparente nas Triples, ja que elas não tem os ricos maltes escuros para distrair o paladar. As notas alcoólicas aparecem com mais destaque nas Tripels que em qualquer outro estilo.
O exemplar da foto se chama Chouffe Houblon Dobbelen IPA Tripel e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=56757. De acordo com o site Beer Advocate, esse exemplar também pode ser considerado uma Belgium IPA.

Continuaremos nossa subsérie sobre Belgian-style Ales com o subestilo Abt/Quadrupel. Até lá!

Cheers!

Um comentário:

Rodrigo Campos disse...

Olá Daniel,

Sou um grande apaixonado pela cultura cervejeira assim como você.
Estou impressionado com a quantidade de posts que você tem em tão pouco tempo no seu blog. Com certeza fruto de muito trabalho de pesquisa. Meus parabéns.
Quero poder te dar uma contribuição neste post específico. A Chouffe Houblon IPA Tripel é na realidade uma Belgiam IPA. Uma tendência atual das cervejarias belgas em produzir ales extremamente lupuladas, principalmente para agradar o lupulomaníaco mercado americano de cervejas especiais.

Espero um dia criar coragem para iniciar o meu blog cervejeiro. O seu já é uma inspiração.

Abraço.

Rodrigo Campos
Fortaleza - Ce