sábado, 22 de março de 2008

ABT/QUADRUPEL


A Abt, ou quadrupel, é o nome dado a cervejas Trapistas e Abbey Ales ultrafortes. O nome Abt foi originalmente usado para descrever Westvleteren e a cerveja que iria se tornar St. Bernardus. A Quadrupel foi introduzida pela cervejaria La Trappe. A Abt é a mais escura das duas, com notas mais ricas, profundamente frutadas. As Quads são mais pálidas, com notas correspondentes a pêssego. Nenhuma tem muito de lúpulo e ambas são bem fortes e maltadas. Embora ambas sejam condicionadas na garrafa, as Abts tendem a apresentar mais levedo. O teor alcoólico é bem alto (10% para mais) em ambas.

O belíssimo exemplar da foto se chama Westvleteren Abt 12 e pode ser encontrado em http://www.ratebeer.com/Ratings/Beer/Beer-Ratings.asp?BeerID=4934


O próximo espécime a ser exposto aqui nessa subsérie sobre Belgian-style Ales é a Belgian Ale. Até lá!


Cheers!

Um comentário:

Nando disse...

Recomendo para quem estiver conhecendo o maravilhoso mundo da cerveja, que prove a La Trappe Quadrupel, uma ótima cerveja com um excelente custo benefício além do alto custo de oportunidade. Uma cerveja forte, com uma espuma densa, 11% de vol. alcóolico, cor escura, marrom, mas não com aparência de barro como a Aventinus.