quinta-feira, 17 de julho de 2008

25) MELOMEL (FRUIT MEAD) 25a) CYSER


A Cyser é um melomel feito com maçãs (geralmente cidra).

Aroma: dependendo da doçura e da força, um caráter de maçã/cidra que vai de sutil a distintamente identificável (versões secas e/ou hidromel tenderão a ter menos aromas que as versões doces ou mais fortes). O caráter de maçã/cidra deve ser limpo e distinto; pode expressar uma gama de caráter baseado em maçã, oscilando de uma frutagem sutil a um singular caráter de maçã (se declarado) a uma complexa mistura aromática de maçãs. Algumas notas condimentadas ou lembrando terra podem estar presente, bem como um ligeiro caráter enxofrado. O aroma de mel deve ser perceptível e pode ter leve a significativa doçura que pode expressar o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel for declara, o aroma pode ter um caráter variado sutil a bem perceptível, refletivo do mel usado (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráter). O bouquet deve mostrar um agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferíveis. Versões mais fortes ou mais doces terão maior teor de álcool e doçura no olfato. Fenólicos ligeiramente condimentados de certas variedades de maçã são aceitáveis, como se um leve caráter de diacetil proveniente de uma fermentação lática (ambos são opcionais). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão, com exceção da cor, que pode oscilar de palha claro a âmbar dourado escuro (a maior parte vai de amarelo a dourado), dependendo da variedade de mel e da mistura de maçãs e cidras usada.

Sabor: a intensidade do sabor de maçã e mel pode variar de nenhuma a alta; a doçura residual pode variar de nenhuma a alta; e o final pode oscilar de seco a doce, dependendo de qual nível de doçura foi declarado (seco a doce) e de qual nível de força foi declarado (hidromel a forte). A acidez natural e o tanino presente nas maçãs podem dar algum azedume e adstringência para balançar doçura, sabor de mel e álcool. Uma Cyser pode ter um caráter de mel sutil a forte e pode apresentar um caráter específico perceptível a destacado se uma variedade diferente de mel for declarada (diferentes variedades têm diferentes intensidades). Fenólicos ligeiramente condimentados do uso de certas variedades de maçã são aceitáveis, bem como um leve caráter de diacetil proveniente de uma fermentação lática e ligeiro caráter de enxofre (todos são opcionais). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: se aplica a descrição padrão. Geralmente se parece com vinho. Alguma acidez natural está usualmente presente (da mistura de maçãs) e ajuda a balancear a impressão geral. Algumas maçãs podem fornecer adstringência natural, mas esse caráter não deve ser excessivo.

Impressão geral: em exemplos bem feitos do estilo a fruta é tanto destacada como bem incorporada ao balanço mel-doce-ácido-tanino-álcool das Mead. Alguns dos melhores exemplos fortes têm o sabor e o aroma de um Calvados (brandy de maçã oriundo do norte da França) envelhecido, enquanto versões sutis e secas podem ter um sabor similar ao de muitos vinhos brancos finos.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. O Cyser é um Mead padrão feito com a adição de maçãs ou suco de4 maçã. Tradicionalmente, são feitos com a adição de mel a suco de maçã sem água adicional. Uma Cyser condimentada ou com outros ingredientes deve ser incluída na categoria Open Mead.

Comentários: deve haver uma mistura atrativa de fruta e mel, mas não necessariamente um balanço exato. Geralmente um bom balanço entre tanino e doçura é desejado, embora existam exemplos bem secos e doces. Produtos com relativamente baixa proporção de mel devem ser incluídos na categoria Specialty Cider.

Exemplos comerciais: White Winter Cyser, Rabbit’s Foot Apple Cyser, Long Island Meadery Apple Cyser



Ilustra o espaço de hoje o rótulo da White Winter Cyser, exemplar também encontrado em http://ratebeer.com/beer/white-winter-cyser/32223/

Continua amanhã a família Melomel com o subestilo Pyment. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: