quarta-feira, 16 de julho de 2008

24c) SWEET MEAD


Aroma: o aroma de mel deve dominar, frequentemente indo de moderadamente a fortemente doce e usualmente expressa o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel é declarada, o aroma pode ter um caráter específico que oscila entre sutil a muito perceptível, refletindo o mel (diferentes variedades tem diferentes intensidades e caráter). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão.

Sabor: moderado a significativo caráter de mel, e pode apresentar moderado a destacado caráter específico se um mel variado for declarado (diferentes variedades têm diferentes intensidades). Moderada a alta doçura residual com final doce e encorpado (mas não pegajoso). Características enxofradas, severas ou levedadas são indesejáveis. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: se aplica a descrição padrão, embora o corpo geralmente vá de médio-cheio a cheio. Meads mais fortes serão mais encorpadas. Muitas se parecem com vinhos de sobremesa. Sensações de corpo não devem ser acompanhadas por doçura residual bruta e inebriante.

Impressão geral: similar em balanço, corpo, final e intensidade do sabor a um vinho de sobremesa bem feito (como o Sauternes), com uma agradável mistura de caráter de mel, doçura residual, suaves ésteres frutados e álcool limpo. Complexidade, harmonia e balanço de elementos sensoriais são bem desejáveis, sem inconsistências em cor, aroma, sabor ou retrogosto. O balanço apropriado de doçura, acidez, álcool e caráter de mel é a medida final essencial de qualquer Mead.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Meads tradicionais apresentam o caráter de um mel misturado ou de uma mistura de méis. Meads específicos apresentam o caráter distinto de certos tipos de mel. Meads para apresentações não contém aditivos.

Exemplos comerciais : Lurgashall Christmas Mead, Chaucer’s Mead, Rabbit’s Foot Sweet Wildflower Honey Mead, Intermiel Benoîte

Ilustra o espaço de hoje o rótulo de Intermiel Benoite, encontrado em http://www.ratebeer.com/beer/intermiel-beno%EEte/41595/

E assim termina a família Traditional Mead. Começa amanhã a família Melomel (Fruit Mead), com o subestilo Cyser. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: