sábado, 8 de janeiro de 2011

ETOILE DU NORD


Antes de iniciar mais esse post, gostaria de desejar a todos os leitores um ótimo 2011, repleto de realizações, saúde e bons rótulos. Gostaria também de justificar esse hiato de postagens. O maior motivo foi minha viagem de reveillon a Buenos Aires, de onde consegui a façanha (creio eu) de conseguir importar 26 cervejas (seriam 29, mas uma tragédia no transporte fez com que eu perdesse 3 exemplares) as quais serão devidamente analisadas nesse beerlog. O outro motivo é que, desde 4a feira, estou sem internet em casa. Justificativas dadas, vamos ao que interessa, começando 2011 com uma ótima cerveja. Long live the beer!

Diagnóstico

Essa Belgian Ale, produzida pela cervejaria francesa Thiriez, é uma das melhores cervejas produzidas nesse país que já tive oportunidade de provar. Traz espuma imensa, aerada gaseificada e branca, de persistente longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo turvo, denso e âmbar-alaranjado. Aroma: caramelo e cítrico de laranja (essa restrição de nuances acabou sendo o maior empecilho a uma maior nota geral para essa cerveja). Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: moderados dulçor e amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Deliciosos dulçor e amargor, ambos com toques de laranja e álcool, bem balanceados. Deliciosa cerveja, diferenciada, a altura das melhores belgas. O único inconveniente foi a explosão de espuma, que custou uns 30ml de liquido, equivalente a 10% da garrafa. Copos recomendados: Trappist Glass, Tulip e Tumbler.

Custo-benefício: garrafa de 330ml adquirida através do site nonobier.com.br por R$ 22,95. Apesar do pouco volume e do vazamento de líquido acima descrito, vale muito a pena, considerando-se a excelente qualidade da cerveja.

Nota: 170 Skol ou 3.5/5.0
Leia mais em

2 comentários:

Jean disse...

Prezado Daniel,

Um 2011 repleto de saúde e de excelentes cervejas.

Um abraço,

Jean Claudi.

Dr. Beer disse...

Jean,

Muito obrigado pelos votos, desejo o mesmo a você.

Abraço.