sábado, 9 de abril de 2011

NEWCASTLE BROWN ALE


Descrição comercial



Disponível filtrada e pasteurizada nas versões em barril e garrafa. Foi envasada pela primeira vez em 1927, Newcastle-upon-Tyne, na Inglaterra, por Jim Porter, após três anos de desenvolvimento. A linha de produção se mudou de Newcastle para Gateshead no fim de 2004 e para Tadcaster com o fim da cervejaria Dunston em 2010.



Diagnóstico



Essa Brown Ale inglesa foi uma das primeiras cervejas artesanais (ou, digamos, "diferentes") que provei, ainda no último periodo em que morei em Curitiba, compreendido entre 2005 e a metade de 2008. À época, o desenvolvimento desse mercado, hoje eu diria até pujante, na capital paranaense, ainda estava engatinhando. Me recordo que, juntamente com a Newcastle, as outras opções disponíveis eram algumas variedades da alemã Erdinger, a também britânica e saudosa Old Speckled Hen e a alemã Lowenbräu, entre algumas poucas outras, que, por questão de espaço e também memória, acho desnecessário ditar. Divagações à parte, confesso que, devido a falta de outras opções, e também por considera-la até hoje uma cerveja muito saborosa, por muito tempo a Newcastle figurou entre minhas cervejas favoritas. Hoje, muito tempo depois, gostaria de compartilhar uma opinião mais detalhada de minhas impressões atuais sobre ela.

Observei em meu English Pint uma espuma volumosa, cremosa/aerada e esbranquiçada, de persistente longevidade. Boa formação de colarinho em um corpo translúcido, ralo e marrom. No aroma, farejei a presença de toffee, madeira de barril, café suave, caramelo, pão preto e malte pesado. Os sabores inicial e final trouxeram moderado dulçor e leve amargor ao paladar, com média duração. Por fim, seu paladar é composto de um corpo médio-leve, de textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Seu dulçor maltado, achocolatado e caramelizado a torna muito saborosa, enquanto que seus toques frutados, em minha opinião, a posiciona acima da média das Brown ale vendidas no Brasil. A lata de 500ml foi adquirida por cerca de R$ 15 através do site nonobier.com.br. Apesar de eu tê-la degustado em um English Pint, o que considero que tenha ampliado o desenvolvimento dos aromas, o site ratebeer.com recomenda que a mesma seja degustada em uma Dimpled Mug.



Nota: 40 skol ou 3.3/5.0


Leia mais em

Nenhum comentário: