sábado, 10 de maio de 2008

5b) TRADITIONAL BOCK


Aroma: forte aroma de malte, freqüentemente com volumes moderados de melanoidinas enriquecidas e/ou sobrenotas tostadas. Virtualmente sem aroma de lúpulo. Algum álcool pode ser percebido. Limpa. Sem diacetil. Baixo a inexistente nível de ésteres frutados.

Aparência: coloração cobre claro a marrom, geralmente com atrativas luzes vermelho-escuras. A lagerização deve fornecer boa claridade apesar da coloração escura. Espuma grande, persistente, cremosa e esbranquiçada.

Sabor: maltagem complexa dominada por ricos sabores dos maltes Munich e Vienna, que contribuem com melanoidinas e sabores tostados. Algumas notas de caramelo podem estar presentes da malha de decocção e de uma longa fervura. O amargor do lúpulo é geralmente apenas alto o suficiente para comportar os sabores de malte, permitindo que um pouco de doçura permaneça até o final. Bem atenuada, sem ser inebriante. Limpa, sem ésteres nem diacetil. Sem sabor de lúpulo. Sem características tostadas ou queimadas.

Paladar: corpo médio a médio-cheio. Carbonatação média a moderadamente baixa. Algum aquecimento alcoólico pode acontecer, mas não deve nunca ser 'quente'. Suave, sem amargor ou adstringência.

Impressão geral: uma Lager forte, escura e maltada.

História: originada em Einbeck, cidade que fica ao norte da Alemanha, onde se localizada um centro cervejeiro e popular exportador nos tempos da Liga Hanseática (séculos XIV ao XVII). O nome "bock" é uma corruptela de "Einbeck" no dialeto da Bavária e foi então usado apenas após a cerveja chegar a Munique. "Bock" também significa "bode (geralmente adulto)" em alemão e é usado com freqüência em logos e anúncios.

Comentários: os procedimentos da malha de decocção e da longa fervura interpretam um importante papel no desenvolvimento do sabor, já que incrementa os sabores de caramelo e melanoidina vindos do malte. Qualquer aspecto frutado se deve ao malte Munich ou qualquer outra especialidade e também a ésteres não derivados de levedo desenvolvidos durante a fermentação.

Ingredientes: maltes Munich e Vienna, raramente uma pitada de maltes escuros tostados para ajuste de cor. Nunca são adicionados adjuntos não-maltados. Variedades de lúpulo Continental europeu são usadas. Levedo limpo de lager. A mineralidade da água pode variar, embora a água típica de Munique seja moderadamente carbonada.

Estatísticas vitais:

IBUs: 20-27 SRM: 14-22 OG: 1.064-1.072 FG: 1.013-1.019 ABV: 6.3-7.2%

Exemplos comerciais: Einbecker Ur-Bock Dunkel, Pennsylvania Brewing St. Nick Bock, Aass Bock, Great Lakes Rockefeller Bock, Stegmaier Brewhouse Bock


O exemplar que ilustra a foto atende pelo nome de Einbecker Ur-Bock Dunkel e pode ser encontrado também em http://www.ratebeer.com/beer/einbecker-ur-bock-dunkel/5403/


Continua a família Bock amanhã com a Doppelbock. Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: