sexta-feira, 9 de maio de 2008

5)BOCK 5a) MAIBOCK/HELLES BOCK


Antes de começar mais essa subsérie da nova seção de estilos de cerveja BJCP gostaria de informa-los que completamos mais um mês de existência, o 5º, ultrapassando as 2,600 impressões de página. Agradeço a todos e conclamo-os a espalhar a palavra a outros admiradores dessa arte. Long live the beer!

Aroma: moderado a forte aroma de malte, freqüentemente com uma qualidade levemente tostada e baixas melanoidinas. Moderadamente baixo a nenhum aroma de lúpulo nobre, geralmente com qualidade apimentada. Limpa. Sem diacetil. Ésteres frutados oscilam entre baixo e nenhum. Algo de álcool pode ser perceptível. Pode apresentar um leve aroma de DMS vindo do malte Pils.


Aparência: coloração vai de dourado escuro a âmbar claro. O processo de lagerização deve fornecer boa claridade. Espuma grande, cremosa e persistente.


Sabor: domina o rico sabor dos maltes Pale continentais europeus (sabor de malte Pils com algumas notas tostadas e/ou melanoidinas). Caramelização baixa a nenhuma. Pode ter leve sabor de DMS vindo do malte Pils. oderado a nenhum sabor de lúpulo nobre. Pode ter qualidade ligeiramente condimentada ou apimentada dos lúpulos e/ou álcool. Amargor de lúpulo moderado (mais no balanço do que em outras Bocks). Limpa, sem ésteres frutados nem diacetil. Bem atenuada sem ser inebriante, com um final moderadamente seco que pode ter gosto tanto do malte como dos lúpulos.


Impressão geral: relativamente pálida, forte e maltada cerveja Lager. Projetada para andar em uma linha tênue entre suavidade e coloração excessiva. O caráter do lúpulo é geralmente mais aparnte que em outras Bocks.


História: um desenvolvimento bem recente em comparação com os outros membros da família Bock. O ato de servir uma Maibock é especificamente associado à primavera e ao mês de maio.


Comentários: pode ser considerada tanto como a versão pálida de uma Bock tradicional como uma Munich Helles envasada com a força de uma Bock. Embora seja bem maltada, essa cerveja tipicamente tem menos sabores de maltes escuros e ricos que uma Bock tradicional. Também pode ser mais seca, mais lupulada e mais amarga que uma Bock tradicional. Os lúpulos compensam o nível mais baixo de melanoidinas. Há alguma discussão em torno do fato se Helles (que significa "pálido") Bock e Mai ("Maio") Bock são sinônimos. A maioria concorda que elas são idênticas (como é o consenso com as Märzen e Oktoberfests), mas alguns acreditam que a Maibock é uma cerveja para festas que alcança níveis mais altos de lupulagem e cor na escala. Qualquer característica frutada se deve ao malte Munich e outros maltes especiais. Não há ésteres derivados do levedo que se desenvolvam durante a fermentação.


Ingredientes: base de malte Pils ou Vienna com algum malte Munich para adicionar caráter (embora muito menos que em uma Bock tradicional). Sem adjuntos não-maltados. Lúpulos nobres. Água suave tem preferência para evitar amargor. Levedo limpo de lager. Malha de decocção é tipicamente usada, mas há menor fervura em relação às Bocks tradicionais para restringir desenvolvimento de cor.


Estatísticas vitais:


IBUs: 23-35 SRM: 6-11 OG: 1.064-1.072 FG: 1.011-1.018 ABV: 6.3-7.4%


Exemplos comerciais: Ayinger Maibock, Mahr's Bock, Hacker-Pschorr Hubertus Bock, Capital Maibock, Einbecker Mai-Urbock, Hofbräu Maibock, Victory St. Boisterous, Gordon Biersch Blonde Bock, Smuttynose Maibock




Ilustra a foto de hoje a Gordon Biersch Blond Bock, cujas informações mais detalhadas podem ser visualizadas em http://www.ratebeer.com/beer/gordon-biersch-blonde-bock/2447/




Segue a família Bock amanhã com o subestilo Tradicional Bock. Até lá!




Cheers!

Nenhum comentário: