quinta-feira, 20 de novembro de 2008

VALBIER


Descrição: essa Red Ale chilena artesanal é uma das piores cervejas que já provei. Faça-se uma ressalva que a mesma já estava vencida há dez meses quando a consumi, no entanto, já tinha ouvido falar mal da mesma. Seu único "trunfo", eu diria, é sua aparência, que não chega a ser maravilhosa, mas consegue disfarçar bem a espiral decrescente que vem na sequência.

Sua espuma, marrom-clara, tem portentosa aparência inicial e reduzida longevidade. Há excelente formação de colarinho em seu corpo praticamente opaco e de coloração âmbar, convidativo. Ao se analisar o aroma, infelizmente, a situação já começa a degringolar. Nota-se um cheiro azedo, bem semelhante a notas cítricas de limão. Cito ainda a impressão de meu amigo Luiz Fernando Cavalheiro, grão-mestre da Confraria do Status, segundo o qual a Valbier se parece com Ice Tea com limão, impressão que, além do aroma se alastra ao paladar. Seu sabor inicial é acético, também lembrando vinagre no final (este felizmente de curta duração), acrescido ainda de crescente amargor. O paladar é castigado por um corpo leve, aguado, de carbonatação suave e final levemente adstringente.

Custo-benefício: me foi presenteada pelo proprietário do Armazém da Serra, no Mercado Municipal de Curitiba. Nem assim, apesar de cavalo dado não se olhar os dentes, valeu a pena. Quem souber uma estimativa de preço da mesma, favor comentar no post.

Nota: 0,8 Skol

Nenhum comentário: