terça-feira, 24 de março de 2009

5e) HEFEWEIZEN


É um estilo de cerveja de trigo proveniente do sul da Alemanha (weissbier) feito com uma proporção típica de 50/50, ou ainda mais alta, de trigo. É feita com um levedo que produz sabores fenólicos peculiares de banana e cravo com uma nuance geralmente seca e azeda, alguma condimentação, notas de goma de mascar e, às vezes, maçã. Baixo amargor de lúpulo e moderado teor alcoólico (oscila entre 4 e 7%). O prefixo "Hefe" significa levedo (ou levedura), daí a aparência turva, já que não são filtradas. Disposta em um tradicional copo Weizen, a Hefeweizen pode ser uma cerveja de aparência sexy. Também servida com uma rodela de limão (popularizada pelos americanos), para cortar o gosto de trigo ou levedo, que alguns consideram um plus e outros um insulto e algo que estraga o sabor da cerveja e a retenção de espuma (nota do blogueiro: me encaixo nessa última categoria).

O exemplar que ilustra o espaço de hoje se chama Weihenstephaner Hefe Weissbier, é o segundo melhor cotado na fonte de consulta e pode ser encontrado em

Continua amanhã a série sobre German Ales com o estilo Kristalweizen. Até lá!

Cheers!

2 comentários:

Anônimo disse...

Cerveja de aparência sexy ?!
QUE TONTICE !!!


TOTAL ALIEN

Dr. Beer disse...

"Anônimo"
O texto foi traduzido do BeerAdvocate, portanto, se achou uma tontice, vá reclamar lá (isso se vc entender inglês). Entretanto, concordo que uma Hefeweizen em um belo copo Weizen tem uma aparência sexy, sim. Não devia nem publicar um comentário tão insignificante, mas é só pra exibir um exemplo clássico de pessoas que não tem o que comentar e perdem tempo dizendo besteira. Outrossim, convido os que tenham algo interessante a dizer que continuem comentando, ao contrário do indivíduo "anônimo".

Cheers!