domingo, 15 de julho de 2012

LÚPULOS ESLOVENOS

Boa tarde amigos! Iniciarei hoje uma interessante série baseada em um artigo que li no jornal curitibano Puro Malte, que trata sobre história e produção do lúpulo, bem como variedades da planta. Espero que gostem and long live the beer!

O lúpulo (Humulus Lupulus L.) é uma planta trepadeira, perene, que pertence ao grupo da Urticáceas e da família Cannabaceae. A planta alcançou sua importância no passado pelo fato de que suas substâncias amargas contribuíam significativamente para a preservação da cerveja, devido a sua ação bactericida. A capacidade antisséptica do lúpulo foi descrita já no ano de 1153 d.C. pela religiosa Hildegard von Bingen, com as palavras putredines prohibet in amaritudine sua, do latim "seu amargor evita a deterioração".
A mais antiga fonte escrita sobre a plantação de lúpulo remete ao início da Idade Média. O plantio de lúpulo foi mencionado pela primeira vez em 763 d.C., em Geisenfeld, na região de Hallertau, no sul da Alemanha, ainda hoje importante centro de produção, responsável por 25% da produção mundial.
Outras fontes fidedignas indicam o ano de 768 (Mosteiro de St. Denis, em Paris), 822 (Mosteiro Corvey) e 859 até 875 (Freising, na Alemanha).

Fonte: Jornal Puro Malte, 1ed. Março/2012

Leia amanhã sobre a produção de lúpulo. Até lá!
Cheers!

Nenhum comentário: