sexta-feira, 25 de abril de 2008

TRADITIONAL ALE


Uma categoria de enorme abrangência usada para classificar aqueles estilos antigos ou ressuscitados da Antigüidade que estão aparecendo mais e mais no mundo da cerveja atualmente. Da Sahti à Heather Ale e da Sorghum Beer ao Gruit, e cervejas como Adam e Midas Touch, essas ales irão variar tremendamente em suas características de uma para outra. Muitas não tem lúpulo, a força pode variar, mas todas apresentam um vislumbre ao passado da cervejaria.
Um pouco mais sobre as cervejas descritas acima:
A Sahti é uma tradicional cerveja finanldesa feita com uma variedade de grãos, maltados e não-maltados, incluindo cevada, centeio, trigo e aveia; às vezes o pão feito com esses grãos é fermentado ao invés do próprio malte. Tradicionalmente é incrementada com zimbro para agregar aos, ou substituir os lúpulos. Apresenta um distinto sabor de banana devido ao levedo. É uma ale de alta fermentação, suavemente alcoólica e com notas fenóicas.
A Sorghum Beer também é chamada 'African Opaque Beer', ou cerveja opaca africana, um termo mais genérico, mas que descreve bem o produto. Ela cai em uma categoria chamada de SMM (Sorghum/Maize/Millet, ou Grama Cereal/Milho/Painço), sendo esses os principais ingredientes usados no processo de fabricação. As versões industriais contém bem pouco sorghum - aproximadamente 10% (o restante é de milho). Aprenda como faze-la em http://www.brewery.org/library/SorghumBR0896.html.
O Gruit (ou Grut) é uma antiga mistura de ervas usada para dar sabor e amargor à cerveja, popular antes do uso extensivo de lúpulos. O termo também se refere a bebida produzida usando Gruit. A combinação de ervas envolve alguns exemplos que são desde suave até moderamente narcóticas: sweet gale (Myrica gale), mugwort (Artemisia vulgaris), yarrow (Achillea millefolium), heather (Calluna vulgaris) e Marsh Labrador Tea (Rhododendron tomentosum, formerly known as Ledum palustre). Outras ervas adicionadas eram as amoras do zimbro, gengibre, semente de aniz, noz moscada, canela e até lúpulos em variadas proporções; muitos dos ingredientes também tinham propriedades psicotrópicas, bem como preservativas
O exemplar da foto se chama Hair of the Dog Adam e pode ser encontrado em
A partir de amanhã, como disse ontem, procurarei postar sobre os estilos que constam no BJCP que ainda não tenham sido mencionados aqui. Até lá!
Cheers!
Fonte: ratebeer e wikipedia

Nenhum comentário: