sábado, 26 de abril de 2008

1) LIGHT LAGER 1a) LITE AMERICAN LAGER


Começa hoje em Dr. Beer a seção 2008 BJCP STYLE GUIDELINES, onde, a exemplo do que estava sendo feito com os subestilos de cerveja disponíveis em Ratebeer.com, serão expostos todos os estilos presentes nessa outra classificação, muito mais completa. Como muitos dos dados serão 'novos' em relação ao da outra classificação, creio que será mais vantajoso falar sobre todos novamente, objetivando um conteúdo mais completo para esse beerlog, que visa também ser um material de consulta para todos os entusiastas de cerveja. Dito isso, mãos à obra!


Aroma: pouco a nenhum aroma de malte, embora, se presente, possa lembrar grãos, milho ou ser adocicado. O aroma de lúpulo pode variar de nenhum até leve, apimentado ou lúpulo floral. Baixos níveis de característica de levedo (maçãs verdes, aroma frutado ou DMS) são opcionais, mas aceitáveis. Sem diacetil.

Aparência: coloração de palha bem clara a amarelo pálido. Espuma branca e volumosa, de baixa duração. Bem clara.

Sabor: sabor fresco e seco com baixos níveis de doçura proveniente de grãos ou lembrando milho. O sabor de lúpulo varia de nenhum a baixos níveis. Baixo nível de amargor do lúpulo. O balanço pode variar de ligeiramente maltado a ligeiramente amargo, mas é relativamente próximo à balanceado. Altos níveis de carbonatação podem fornecer ligeira acidez ou deixa-la um pouco 'seca'. Sem diacetil. Não é frutada.

Paladar: corpo bem leve devido ao uso de alta porcentagem de ingredientes como arroz ou milho. Altamente carbonatada com uma ligeira 'mordida carbônica' na língua. Pode parecer aguada.

Impressão geral: bem refrescante, mata a sede.

Comentários: cerveja de gravidade mais baixa e menos calorias que as lagers de padrão internacional. Peca por não ter fortes sabores. Feita para agradar ao maior número possível de pessoas.

Ingredientes: cevada com alta porcentagem (até 40%) de arroz ou milho como auxiliares.

Estatísticas vitais:

IBUs: 8-12 SRM: 2-3 OG: 1.028-1.040 fg: 0.998 - 1.008 ABV: 2,8 - 4,2%

Exemplos comerciais: Bitburger, Sam Adams Light, Heineken Premium Light, Miller Lite, Bug Light, Coors Light, Baltika #1 Light, Old Milwaukee Light, Amstel Light

A título de estabelecer um precedente, farei aqui nessa primeira postagem do BJCP Guidelines um pequeno 'glossário' sobre as siglas presentes nas estatísticas vitais, para facilitar o entendimento das informações.

O IBU, como já explicado outrora aqui nesse beerlog, significa International Bitterness Unit, ou Unidade Internacional de Amargor. É uma escala que vai de 0 a 100, teoricamente, já que alguns exemplos ultrapassam a marca de 100 IBU. Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas em http://en.wikipedia.org/wiki/International_Bitterness_Units_scale.

A OG se refere à Original Gravity, ou à gravidade original da cerveja. Usualmente se refere à densidade da infusão da cerveja não fermentada, geralmente expressa como uma proporção da densidade de água, dado esse que está intimamente relacionado ao volume de açúcar fermentável dissolvido na infusão, o que, portanto, 'prevê' a provável força da cerveja quando pronta.

A FG significa Final Gravity, ou gravidade final da cerveja. É a densidade da cerveja depois que a fermentação está finalizada. A diferença entre OG e FG é a medida do volume de açúcar consumido na fermentação, e, portanto, do álcool desenvolvido. Um artigo sobre OG e FG está disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Gravity_(beer).

O ABV é o Alcohol By Volume, ou o conhecido 'teor alcoólico' da cerveja. É medido em porcentagem e representa quanto o álcool representa no conteúdo total da mesma.

O SRM (Standard Reference Method, ou Método Padrão de Referência) é mais uma medida de densidade de cor da cerveja que da tonalidade ou coloração em si. É o valor que indica a escuridão relativa de uma cerveja. Mais informações estão disponíveis em http://en.wikipedia.org/wiki/Standard_Reference_Method.


Desvendadas as siglas e iniciada essa nova fase, só me resta dizer que o exemplar de hoje se chama Old Milwaukee Light e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/beer/old-milwaukee-light/7964/. Amanhã o segundo exemplar das Light Lager, o Standard American Lager. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: