sexta-feira, 2 de maio de 2008

2b) BOHEMIAN PILSENER


Aroma: rico com malte complexo e um bouquet apimentado e floral proveniente do lúpulo Saaz. Algum diacetil - agradável, porém restrito - é aceitável, mas não precisa estar presente. De outra forma limpa, sem ésteres frutados.

Aparência: dourado bem pálido a dourado 'queimado' escuro, brilhante a bem clara, com espuma branca, densa e de longa duração.

Sabor: rico, maltagem complexa combinada com pronunciado ainda que suave e completo amargor e sabor apimentado vindo dos lúpulos Saaz. Algum diacetil é aceitavel, mas não precisa estar presente. O amargor é destacado mas nunca pesado, e não permanece. O aftertaste é balanceado entre malte e lúpulos. Limpa, sem ésteres frutados.

Paladar: corpo médio (embora o diacetil, se presente, possa faze-lo parecer médio-cheio), carbonatação média.

Impressão geral: fresca, complexa e bem completa, ainda que refrescante.

História: envasada pela primeira vez em 1842, esse estilo era a original cerveja limpa, de coloração clara.

Comentários: usa o malte de cevada Moravian e uma mistura de decocção para uma característica rica de malte. Lúpulos Saaz, baixo teor de sulfato e água com baixo teor de carbonatação produzem um destacadamente suave perfil completo de lúpulo. Um tradicional levedo as vezes pode conferir corpo adicional e o diacetil incrementa a percepção de um paladar mais cheio.

Ingredientes: água suave com baixo conteúdo mineral, lúpulos Saaz, malte de cevada Moravian, levedo de Lager tcheca.

Estatísticas vitais:

IBUs: 35-45 SRM: 3.5-6 OG: 1.044-1.056 FG: 1.013-1.017 ABV: 4.2-5.4%

Exemplos comerciais: Pilsner Urquell, Krusovice Imperial 12º, Budweiser Budvar (Czechvar nos EUA), Czech Rebel, Staropramen, Gambrinus Pilsner, Zlaty Bazant Golden Pheasant, Dock Street Bohemian Pilsener

Ilustra a foto de hoje a Zlaty Bazant Golden Pheasant, exemplar este cujos detalhes podem ser encontrados em http://www.ratebeer.com/beer/zlatý-bažant-12-golden-pheasant/2549/

Complementa amanhã a família das Pilsner o subestilo Classic American Pilsner. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: