quinta-feira, 8 de maio de 2008

4c) SCHWARZBIER (BLACK BEER)


Aroma: baixo a moderado malte, com baixa doçura aromática e/ou notas de malte tostado freqüentemente aparente. O malte pode ser limpo e neutro ou rico e parecido com o tipo Munich e pode ter notas de caramelo. A tostagem pode lembrar café e não deve ser nunca queimada. Baixo aroma de lúpulo nobre é opcional. Característica limpa de levedo de lager (é possível um pouco de enxofre) sem ésteres frutados nem diacetil.

Aparência: coloração vai de marrom médio a muito escuro, geralmente com luzes rubi escuro a vermelho escuro, embora quase nunca seja totalmente preta. Muito clara, com espuma grande, persistente e amarronzada.

Sabor: leve a moderado sabor de malte, que pode ter um caráter limpo e neutro até uma intensidade rica e doce proveniente do malte Munich. Sabores de malte tostado leve a moderado podem conferir um paladar de chocolate amargo que permanece até o final, mas que nunca tem gosto de queimado. Médio-baixo a médio amargor, que pode durar até o final. Leve a moderado sabor de lúpulo nobre. Característica limpa de lager sem ésteres frutados ou diacetil. O aftertaste tende a ir secando lentamente e depois permanecer, apresentando amargor de lúpulo com uma tostagem complementar, mas sutil, em segundo plano. Alguma doçura residual é aceitável, mas não esperada.

Paladar: corpo médio-leve a médio. Carbonatação moderada a moderadamente alta. Sem amargor ou adstringência, apesar do uso de maltes escuros tostados.

Impressão geral: uma lager escura alemã que balanceia sabores tostados ainda que suaves com moderado amargor de lúpulo.

História: especialidade regional do sul de Thuringen e do norte da Francônia, na Alemanha, e provavelmente uma variante do estilo Munich Dunkel.

Comentários: em comparação com uma Munich Dunkel, usualmente de coloração mais escura, mais seca no paladar e com perceptível (mas não alta) intensidade de malte tostado para balancear a base de malte. Embora algumas vezes seja chamada de 'black pils', raramente é tão escura assim. Não espere sabores fortemente tostados, como os de uma Porter.

Ingredientes: malte Munich alemão e maltes Pilsner para a base, suplementados por um pequeno volume de maltes tostados (como o Carafa) para a coloração escura e os sutis sabores tostados. Variedades nobres de lúpulo e limpos levedos alemãos para Lager são preferíveis.

Estatísticas vitais:

IBUs: 22-32 SRM: 17-30 OG: 1.046-1.052 FG: 1.010-1.016 ABV: 4.4-5.4%

Exemplos comerciais: Köstritzer Schwarzbier, Kulmbacher Mönchshof Premium Schwarzbier, Samuel Adams Black Lager, Krusovice Cerne, Original Badebier, Einbecker Schwarzbier, Gordon Biersch Schwarzbier, Weeping RAdish Black Radish Dark Lager, Sprecher Black Bavarian

Ilustra a foto de hoje a Samuel Adams Black Lager, exemplar que pode ser localizado em http://www.ratebeer.com/beer/samuel-adams-black-lager/41887/

Tem início amanhã a família Bock, com a Maibock/Helles Bock. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: