sexta-feira, 13 de junho de 2008

15) GERMAN WHEAT & RYE BEER 15a) WEIZEN/WEISSBIER


Aroma: fenóis moderados a fortes (usualmente cravo) e ésteres frutados (usualmente banana). O balanço e a intensidade dos componentes de fenol e éster pode variar mas o melhores exemplos são razoavelmente balanceados e moderadamente destacados. Caráter de lúpulo nobre oscila de baixo a nenhum. Leve a moderado aroma de trigo (que deve ser percebido como lembrando pão ou grãos) pode estar presente, mas outras características de malte não devem estar. Sem diacetil ou DMS. Pode apresentar uma leve acidez cítrica opcional, mas aceitável, leve a moderado caráter de baunilha e/ou baixo aroma de goma de mascar. Nenhuma dessas características opcionais deve ser alta ou dominante, mas frequentemente pode incrementar complexidade e balanço.
Aparência: coloração palha-claro a dourado bem escuro. Uma espuma bem grossa, com textura de mousse e de longa duração é característica. O alto conteúdo de proteína de trigo confere claridade em uma cerveja não-filtrada, embora o nível de turbidez seja um tanto quanto variável. Uma cerveja ‘mit hefe’ também se torna turva devido a sedimentos de levedo suspensos (que devem ser agitados antes de beber). A versão filtrada se chama Krystal, não tem levedo e é brilhantemente clara.
Sabor: baixo a moderadamente forte sabor de banana e cravo. O balanço e a intensidade dos componentes de fenol e éster podem variar, mas os melhores exemplos são razoavelmente balanceados e moderadamente destacados. Opcionalmente, um caráter de baunilha bem leve a moderado e/ou leves notas de goma de mascar podem acentuar o sabor e doçura de banana; nenhum deles deve ser dominante se estiverem presentes. O sabor suave de trigo, lembrando pão ou grãos, é complementar, assim como um caráter levemente doce de malte Pils. O sabor de lúpulo vai de muito baixo a nenhum e o amargor de lúpulo de muito baixo a moderadamente baixo. Um caráter acido e cítrico do levedo e alta carbonatação estão frequentemente presentes. Paladar saboroso e redondo, com final relativamente seco. Sem diacetil ou DMS.
Paladar: corpo médio-leve a médio; nunca pesado. O levedo suspenso pode aumentar a percepção de corpo. A textura do trigo confere a sensação de um volume macio e cremoso, que pode progredir para um final leve e gaseificado auxiliado pela alta carbonatação. Sempre efervescente.
Impressão geral: uma Ale baseada em trigo, pálida, condimentada, frutada e refrescante.
História: uma tradicional Ale baseada em trigo originária do sul da Alemanha, especialmente feita para o consumo durante o verão, mas geralmente produzida durante todo o ano.
Comentários: essas são cervejas refrescantes e de rápida maturação, levemente lupuladas e mostram um caráter único de banana e cravo oriundos do levedo. Essas cervejas não envelhecem muito bem e são melhor aproveitadas enquanto jovens e frescas. A versão ‘mit hefe’ é servida com sedimentos de levedo sendo agitados dentro da garrafa; a versão Krystal é filtrada para obter excelente claridade. Garrafas com levedo são tradicionalmente agitadas ou gentilmente roladas antes de servir. O caráter de uma Krystal Weizen é geralmente mais frutado e menos fenólico que o de uma Hefe-Weizen.
Ingredientes: pela lei alemã, pelo menos 50% da malha de grãos deve ser composto de trigo maltado, embora algumas versões usem até 70%; o restante corresponde a malte Pilsner. Uma malha de decocção tradicional dá um corpo apropriado sem uma doçura inebriante. Os levedos para Weizen Ale produzem o típico caráter condimentado e frutado, embora temperaturas extremas de fermentação possam afetar o balanço e produzir sabores secundários. Um pequeno volume de lúpulos nobres é usado apenas para dar amargor.
Estatísticas vitais:
IBUs: 8-15 SRM: 2-8 OG: 1.044-1.052 FG: 1.010-1.014 ABV: 4.3-5.6%
Exemplos comerciais: Weihenstephaner Hefeweissbier, Schneider Weisse Weizenhell, Paulaner Hefe-Weizen, Hacker-Pschorr Weisse, Plank Bavarian Hefeweizen, Ayinger Bräu Weisse, Ettaler Weissbier Hell, Franziskaner Hefe-Weisse, Andechser Weissbier Hefetrüb, Kapuziner Weissbier, Erdinger Weissbier, Penn Weizen, Barrelhouse Hocking Hills HefeWeizen,
Eisenbahn Weizenbier

Muitos dos exemplares acima são encontrados em supermercados brasileiros, mas a escolhida pra povoar o espaço de hoje é a brazuca Eisenbahn Weizenbier, também encontrada em

Continua amanhã a família German Wheat e Rye Beer com o subestilo Dunkelweizen. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: