quinta-feira, 12 de junho de 2008

14c) IMPERIAL IPA


Aroma: destacado a intenso aroma de lúpulo que pode ser derivado de variedades americanas, inglesas e/ou nobres (embora um caráter cítrico de lúpulo esteja quase sempre presente). Maior parte das versões são secas-lupuladas e podem ter aromas adicionais de resina ou grama, embora isso não seja absolutamente requerido. Alguma limpa doçura maltada pode ser encontrada em segundo plano. Frutagem, tanto dos ésteres como dos lúpulos, também pode ser detectada em algumas versões, embora um caráter neutro de fermentação seja típico. Algum álcool pode usualmente ser percebido, mas não deve ter um caráter ‘quente’.
Aparência: coloração varia de âmbar dourado a cobre-avermelhado médio; algumas versões podem ter tintura alaranjada. Deve ser clara, embora versões secas-lupuladas não-filtradas possam ser um pouco turvas. Espuma esbranquiçada e de boa persistência.
Sabor: o sabor de lúpulo é forte e complexo e pode refletir o uso de variedades americanas, inglesas e/ou nobres. Alto a absurdamente alto amargor de lúpulo, embora a espinha dorsal do malte geralmente suporte o forte caráter de lúpulo e forneça o melhor balanço. O sabor de malte deve ser de baixo a médio e é geralmente limpo e maltado embora alguns sabores de caramelo ou tostados sejam aceitáveis em baixos níveis. Sem diacetil. Baixa frutagem é aceitável, mas não requisitada. Um longo e duradouro amargor está usualmente presente no aftertaste, mas não deve ser pesado. Final médio-seco a seco. Um limpo e suave sabor de álcool está usualmente presente. Carvalho é inapropriado nesse estilo. Pode ser ligeiramente enxofrada, mas a maior parte dos exemplos não exibe esse caráter.
Paladar: corpo suave, médio-leve a médio. Sem a pesada adstringência derivada do lúpulo, embora uma carbonatação moderada a média-alta possa ser combinada para fornecer uma sensação geral seca na presença da doçura de malte. Suave aquecimento alcoólico.
Impressão geral: uma Pale Ale muito forte, intensamente lupulada, sem a grande maltagem e/ou sabores mais profundos de malte de um Barley Wine americano. Fortemente lupulada, mas limpa, sem ser acre, e um tributo às IPAs históricas. Ser fácil de beber é uma importante característica; essa não deve ser uma cerveja pesada, para se bebericar. Também não deve ter muita doçura residual ou forte perfil de grãos.
História: uma recente inovação americana refletindo a tendência de cervejeiros artesanais americanos de alargarem seus limites afim de satisfazerem a necessidade de aficionados por lúpulo por produtos cada vez mais intensos. O adjetivo ‘Imperial’ é arbitrário e simplesmente implica uma versão mais forte de IPA; ‘double’, ‘extra’, ‘extreme’ e qualquer outra variedade de adjetivos seria igualmente válida.
Comentários: maior que English e American IPAs tanto em teor alcoólico como em nível geral de lúpulo (amargor e final). Menos maltada, menos corpo, menos rica e maior intensidade geral de lúpulo que em um Barley Wine americano. Tipicamente com menor gravidade e álcool que o vinho de cevada, já que alto teor alcoólico e malte tendem a limitar a facilidade de beber. Um modelo para lúpulos.
Ingredientes: malte Pale Ale (bem modificado e adequado para infusões de temperatura única); pode usar uma complexa variedade de lúpulos (inglês, americano, nobre). Levedo americano pode dar um perfil limpo ou ligeiramente frutado. Geralmente só-malte, mas sofre infusão em temperaturas mais baixas para alta atenuação. O caráter da água varia de suave a moderadamente sulfatada.
Estatísticas vitais:
IBUs: 60-120 SRM: 8-15 OG: 1.070-1.090 FG: 1.010-1.020 ABV: 7.5-10%
Exemplos comerciais: Russian River Pliny the Elder, Three Floyd’s Dreadnaught, Avery Majaraja, Bell’s Hop Slam, Stone Ruination IPA, Great Divide Hercules Double IPA, Surly Furious, Moylan’s Hopsickle Imperial India Pale Ale, Stoudt’s Double IPA, Dogfish Head 90-minute IPA, Victory Hop Wallop

Embeleza o espaço de hoje a Three Flods Dreadnaught Imperial IPA, também encontrada em



E assim termina a família India Pale Ale (IPA). Amanhã começa a família German Wheat and Rye Beer (Cerveja alemã de trigo ou centeio). Até lá!

Cheers!
v

Nenhum comentário: