sábado, 14 de junho de 2008

15b) DUNKELWEIZEN

Aroma: moderada a forte presença de fenóis (usualmente cravo) e ésteres frutados (usualmente banana). O balanço e a intensidade dos componentes de fenol e éster pode variar mas os melhores exemplos são razoavelmente balanceados e moderadamente destacados. Opcionalmente, um caráter de baunilha baixo a moderado e/ou fracas notas de goma de mascar podem estar presentes, mas não devem dominar. Caráter de lúpulo nobre varia de baixo a nenhum. Leve a moderado aroma de trigo (que pode ser notado como sendo de pão ou grãos) pode estar presente e é frequentemente acompanhado por um aroma mais rico de caramelo, crosta de pão ou malte (ex: dos maltes Vienna e/ou Munich). Qualquer caráter de malte é auxiliar e não sobrepõe o carater de levedo. Sem diacetil ou DMS. Ligeira acidez é opcional, mas aceitável.
Aparência: cobre-claro a mogno marrom em sua coloração. Espuma bem grossa, lembrando mousse e de longa duração é característica. O alto conteúdo de proteína de trigo confere claridade nesse estilo tradicionalmente não-filtrado, embora o nível de turbidez seja um tanto variável. Os sedimentos de levedo suspensos (que devem ser agitados antes de beber) também contribuem para a turbidez.
Sabor: baixo a moderadamente forte de banana e cravo. O balanço e a intensidade dos componentes de fenol e éster podem variar, mas os melhores exemplos são razoavelmente balanceados e moderadamente destacados. Opcionalmente, um caráter de baunilha oscilando entre bem leve a moderado e/ou notas leves de goma de mascar podem acentuar o sabor e a doçura de banana, entretanto, nenhum deve ser dominante no caso de estarem presentes. O suave sabor de trigo lembrando pão ou grãos é complementar, bem como um caráter mais rico de caramelo e/ou melanoidina do malte Munich e/ou Vienna. A riqueza do malte pode ser baixa a média-alta, mas não deve sobrepor o caráter de levedo. Um caráter tostado de malte é inapropriado. O sabor de lúpulo vai de muito baixo a nenhum , bem como o amargor de lúpulo. Um caráter cítrico e acido do levedo e alta carbonatação estão às vezes presentes, mas tipicamente mudos. Um paladar redondo, saboroso e algumas vezes doce com final relativamente seco. Sem diacetil ou DMS.
Paladar: corpo médio-leve a médio-cheio. A textura do trigo bem como a do levedo em suspensão confere a sensação de uma complexidade macia e cremosa que pode progredir até um final mais leve, auxiliado por uma carbonatação de moderada a alta. A presença de maltes Munich e/ou Vienna podem fornecer uma sensação extra de riqueza e totalidade. Efervescente.
Impressão geral: uma Ale moderadamente escura, condimentada, frutada, maltada, refrescante e baseada em trigo. Refletindo o melhor caraer de levedo e trigo de uma Hefeweizen misturado com a riqueza maltada de uma Munich Dunkel.
História: as antigas cervejas de trigo da Bavária costumavam ser escuras. Nos anos 50 e 60, essas cervejas não tinham uma imagem jovem, já que muitos dos mais velhos as bebiam por suas características saudáveis. Hoje em dia, as Hefeweizen mais leves são mais comuns.
Comentários: a presença de maltes de cevada do tipo Munich e/ou Vienna dão a esse estilo um profundo e rico caráter de cevada e male não encontrado em uma Hefeweizen. Garrafas com levedo são tradicionalmente agitadas ou gentilmente roladas antes de servir.
Ingredientes: pela lei alemã, pelo menos 50% dos grãos devem ser trigo maltado, embora algumas versões usem até 70%; o restante é constituído usualmente por malte Munich e/ou Vienna. Uma tradicional malha de decocção dá um corpo apropriado sem conferir uma doçura pegajosa. Levedos de Weizen Ale produzem um típico caráter condimentado e frutado, embora temperaturas de fermentação extremas possam afetar o balanço e produzir sabores secundários. Um pequeno volume de lúpulos nobres é uso apenas para dar amargor.
Estatísticas vitais:
IBUs: 10-18 SRM: 14-23 OG: 1.044-1.056 FG: 1.010-1.014 ABV: 4.3-5.6%
Exemplos comerciais: Weihenstephaner Hefeweissbier Dunkel, Ayinger Ur-Weisse, Franziskaner Dunkel Hefe-Weisse, Schneider Weisse (Original), Ettaler Weissbier Dunkel, Hacker-Pschorr Weisse Dark, Tucher Dunkles Hefe Weizen, Edelweiss Dunkel
Weissbier, Erdinger Weissbier Dunkel, Kapuziner Weissbier Schwarz

Ilustra o espaço de hoje a facilmente localizada em supermercados brasileiros Weihenstephaner Hefeweissbier Dunkel, exemplar também encontrado em

Continua amanhã a família German Wheat and Rye Beer, com o subestilo Weizenbock. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: