terça-feira, 14 de outubro de 2008

EISENBAHN 5 ANOS


A partir de hoje tem início uma nova série de reviews sobre uma determinada cervejaria, assim como aconteceu com Baden Baden e Lecker. O objeto de avaliação de estudo de hoje é a Eisenbahn, cervejaria artesanal criada em julho de 2002, na cidade catarinense de Blumenau. Meu primeiro contato com os produtos da casa foi em 2005, quando, devido a grande qualidade das cervejas, me tornei bebedor assíduo da marca. Seu grande trunfo é, além da ampla gama de cervejas produzidas, a capacidade de se renovar e lançar rótulos de novos estilos em relativamente curto período de tempo. Como o intuito não é rasgar seda, maiores informações podem ser consultadas em www.eisenbahn.com.br. Agora mãos à obra, com o primeiro exemplar dessa série, a 5 anos, edição comemorativa.



Descrição: essa Vienna Lager é uma das Eisenbahn que mais gosto, dado seu destacado amargor, qualidade que casa em muito com meu paladar. Sua espuma tem aparência inicial média e irregular, coloração esbranquiçada e reduzida longevidade. Há boa formação de colarinho em seu corpo claro, de densidade rala e coloração âmbar. No aroma convergem notas de cacau, caramelo e fortes lufadas de lúpulo. O delicioso sabor é moderadamente amargo no início e apresenta pesado amargor no final, de longa duração. (percebe-se tawmbém sabor secundário levemente doce em partes do gole). O paladar é brindado com um corpo médio-leve, de textura aguada (talvez sua principal falta, uma vez que, apesar de ser uma Vienna Lager, apresenta semelhanças com as ESB), carbonatação suave e final metálico. Sua principal característica é sua lupulagem seca, para os que não ainda não farejar bem a presença de lúpulo, essa é uma boa oportunidade de aprender.



Custo-benefício: encontrada na loja virtual da própria cervejaria, casas especializadas e bares a valores a partir de R$ 5, é um baita negócio, uma vez que não se encontram tão facilmente cervejas dessa estirpe.



Nota: 300 Skol

Nenhum comentário: