terça-feira, 10 de junho de 2008

14) INDIA PALE ALE (IPA) 14a) ENGLISH IPA


Aroma: moderado a moderadamente alto aroma de lúpulo com típicos traços florais, frutados ou de terra, embora a intensidade do caráter de lúpulo seja usualmente menor que das versões americanas. Um leve aroma seco-lupulado de grama é aceitável, mas não requerido. É comum uma presença moderada de malte tostado ou lembrando caramelo. Baixa a moderada frutagem, dos ésteres ou dos lúpulos, pode estar presente. Algumas versões podem ter presença de enxofre, embora esse traço não seja obrigatório.
Aparência: coloração vai de âmbar dourado a cobre claro, mas a maioria vai de amarelo-claro a âmbar médio com tinturas alaranjadas. Deve ser clara, embora versões secas-lupuladas não-filtradas possam ser um pouco turvas. Espuma de boa persistência com coloração esbranquiçada. Sabor: o sabor de lúpulo vai de médio a alto, com moderado a destacado amargor de lúpulo. O sabor de lúpulo deve ser similar ao aroma (floral, frutado, lembrando terra ou grama). O sabor de malte deve ser médio-baixo a médio-alto, mas deve ser perceptível, agradável, e auxiliar o aspecto de lúpulo. O malte deve mostrar um caráter inglês e lembrar algo de pão, biscoito, torrada, toffee e/ou caramelo. Apesar do substancial caráter de lúpulo típico dessas cervejas, sabor, corpo e complexidade de malte suficientes para dar suporte aos lúpulos irão prover o melhor balanço. Níveis muito baixos de diacetil são aceitáveis e a frutagem vinda da fermentação ou dos lúpulos irá contribuir para a complexidade geral. O final vai de médio a seco e o amargor pode permanecer até o aftertaste, mas não deve ser muito pesado. Se água com alto teor de sulfato for usada, um final destacadamente mineralizado, seco, com algum sabor de enxofre e amargor persistente estará usualmente presente. Algum sabor limpo de álcool pode ser notado em versões mais fortes. A presença de carvalho é inapropriada para esse estilo.
Paladar: suave, corpo médio-leve a médio, ser adstringência oriunda do lúpulo, embora uma carbonatação moderada a média-alta possa ser combinada para produzir uma sensação geral seca na presença da doçura do malte. Algum suave aquecimento alcoólico pode e deve ser sentido em versões mais fortes (mas não em todas).
Impressão geral: uma Pale Ale lupulada e moderadamente forte que apresenta características consistentes com o uso de malte, lúpulos e levedo inglês. Tem menos caráter de lúpulo e sabor de malte mais pronunciado que as versões americanas.
História: produzida para sobreviver às viagens da Inglaterra até a Índia. As temperaturas extremas e o balanço do mar resultava em uma cerveja altamente atenuada após a chegada. As English Pale Ale era derivadas das Índia Pale Ale.
Comentários: uma Pale Ale produzida com gravidade e taxas de lúpulo aumentadas. Versões moderadas de IPAs inglesas são geralmente pálidas em comparação a suas ancestrais. O termo ‘IPA’ é largamente aplicado em cervejas inglesas comerciais nos dias de hoje e tem sido usado, incorretamente, em cervejas com teor alcoólico abaixo de 4%. Geralmente terá mais lúpulos finais e menor frutagem e caramelo que as English Pale Ale e Bitters. Versões mais frescas terão obviamente um caráter mais significativo de lúpulos finais.
Ingredientes: malte Pale Ale (bem modificado e adequado para infusões de temperatura única); lúpulos ingleses, levedo inglês que pode dar um perfil frutado ou enxofrado/mineralizado. Açúcar refinado pode ser usado em algumas versões. Água com alto teor de sulfato e baixo de carbonato é essencial para atingir um agradável amargor de lúpulo em autênticas versões Burton, embora nem todos os exemplos exibam esse forte caráter de sulfato.
Estatísticas vitais:
IBUs: 40-60 SRM: 8-14 OG: 1.050-1.075 FG: 1.010-1.018 ABV: 5-7.5%
Exemplos comerciais: Meantime India Pale Ale, Freeminer Trafalgar IPA, Fuller's IPA, Ridgeway Bad Elf, Summit India Pale Ale, Samuel Smith's India Ale, Hampshire Pride of Romsey IPA, Burton Bridge Empire IPA,Middle Ages ImPailed Ale, Goose Island IPA, Brooklyn East India Pale Ale

Ocupa o espaço de hoje a Meantime India Pale Ale, exemplar também encontrado em
http://www.ratebeer.com/beer/meantime-india-pale-ale/48498/

Tem sequência amanhã a família India Pale Ale (IPA), com o subestilos American IPA. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: