quarta-feira, 22 de junho de 2011

PORQUÊ GERALMENTE SE USA CEVADA?



A cevada se adequa especialmente bem ao processo de produção de cerveja e dentro dessa família de grãos alguns são melhores que outros. Em resumo, entretanto, a predominância da cevada como o grão mais usado se baseia em sua história, viabilidade para cultivo, economia, disponibilidade e as seguintes características peculiares:
1. Uma semente de cevada tem três camadas protetoras externas - a casca, o pericarpo e a testa. Essa protege a semente contra os estágios da colheita, armazenamento e maltagem.
2. A forma microscópica de favo de mel da casca é uma boa folha natural de filtragem que é usada para separar a infusão fermentada ou não fermentada de malte ou líquido resultante da mistura de grãos.
3. Ela possui uma produção de amido extremamente alta, sendo 90% carboidratos - entre 80 a 85% dos quais alimento da célula, exatamente o que o cervejeiro procura.
4. Quando ela germina ou está na forma de malte verde, é extremamente resistente e não se separa facilmente de sua casca - mantendo-a intacta para o cervejeiro. O trigo maltado não executa a mesma função com tal eficiência.
5. Ela só se torna gelatinosa em temperaturas relativamente baixas e portanto é menos provável que obstrua os recipientes de envase.

Fonte: http://www.beermasons.com/?page=BrewingProcess

Nenhum comentário: