domingo, 19 de junho de 2011

COMO TRANSFORMAR UM CAMPO DOURADO DE CEREAIS EM UMA CERVEJA GLORIOSA E REFRESCANTE?



Boa tarde a todos!



Como prometi após o término da última seção sobre o processo de fabricação de cerveja, estou iniciando hoje uma série de artigos mais detalhados sobre o assunto. Espero que gostem! Ah, ainda há tempo, gostaria de avisar que, dois dias após a passagem da metade desse mês, esse beerlog já bateu o recorde de visitas! Agradeço a todos!

Long live the beer!

E agora ao artigo...


A resposta CURTA à pergunta é:


1. O fazendo colhe os grãos e o entrega ao responsável pelo malte (Maltser).
2. O Maltser germina, seca e/ou assa os grãos e os envia de volta pro cervejeiro.
3. Estes são a base da malha de grãos e são adicionados a um recipiente (mash tun) com água quente. Isso é chamado de mashing (processo visto na última seção) e cria o "wort" (lê se wort, que seria a infusão fermentada ou não fermentada de malte) ou líquido açucarado para produção de cerveja.

4. O resultado é então posto em um caldeirão, onde lúpulos e outros ingredientes são adicionados. Ali é fervido até que o cervejeiro esteja satisfeito.
5. É secado, coado e resfriado

6. A levedura é adicionada. Ele fermenta.

7. A levedura é removida ou filtrada.

8. É envelhecido e condicionado, sendo algumas vezes filtrado novamente e engarrafafo ou colocado em barris.

9. Às vezes é pasteurizado, outras não.

10. O último passo acontece quando a mesma chega a seu copo e então a seu estômago.

E agora a resposta consideravelmente longa...
Fazer cerveja de alta qualidade é a mostra espetacular e balanceada da capacidade do mestre-cervejeiro de fazer uma elegante seleção e combinação de uma miríade de variedades de lúpulo, grãos assados/tostados, maltes, grãos não-maoltados, variedades de levedura e fontes de água, mais a aplicação considerada de calor, tempo e o olho do artesão. As variáveis são infinitas. O espaço para criatividade é enorme. O caminho para o sucesso pode ser traiçoeiro, as recompensas, incríveis.
Tais informações, embora mais longas que a resposta curta, ainda são uma versão bem simplificada dos processos envolvidos, que são muito sofisticados. Nos próximos dias serão esmiuçadas as etapas desse apaixonante processo. Espero que gostem e contribuam com informações que não estejam aparecendo ou que careçam de alguma observação.



Nenhum comentário: