terça-feira, 24 de junho de 2008

17c) FLANDERS BROWN ALE/OUD BRUIN


Aroma: complexa combinação de ésteres frutados e rico caráter de malte. Ésteres comumente reminiscentes de ameixa-seca, ameixa, figo, tâmara, cerejas negras ou uva-passa. Um caráter de malte lembrando caramelo, toffee, laranja, melado ou chocolate também é comum. Fenóis condimentos podem estar presentes em pequenos volumes para complexidade. Um caráter à la sherry pode estar presente e geralmente denota um exemplo envelhecido. Ligeiro aroma azedo pode estar presente e pode aumentar modestamente com a idade, mas não deve tornar-se um perceptível caráter acético de vinagre. Ausência de aroma de lúpulo. O diacetil é perceptível em quantidades muito pequenas, e, se for, como um aroma complementar.
Aparência: coloração marrom-avermelhado escuro a marrom. Boa claridade. Média a boa retenção de espuma, que deve ter coloração marfim a bronze claro.
Sabor: maltado com complexidade frutada e alguma caramelização. A frutagem comumente inclui frutas escuras como ameixa-seca, ameixa, figo, tâmara, cerejas negras ou uva-passa. Um caráter de malte lembrando caramelo, toffee, laranja, melado ou chocolate também é comum. Fenóis condimentados podem estar presentes em pequenas quantidades para complexidade. Um ligeiro azedume geralmente se torna mais pronunciado em exemplos bem envelhecidos, junto com algum caráter de sherry, produzido um perfil ‘doce-e-azedo’. O azedume não deve crescer até um caráter acético de vinagre muito destacado. Não há sabor de lúpulo. Restrito amargor de lúpulo. Baixa oxidação é apropriada como ponto de complexidade. O diacetil é perceptível apenas em quantidades muito baixas, e se for, apenas como um sabor complementar.
Paladar: corpo médio a médio-cheio. Baixa a moderada carbonatação. Sem adstringência com final doce e azedo.
Impressão geral: uma Ale marrom de estilo belga, maltada, frutada, envelhecida e algo azeda.
História: uma tradição de ‘Old Ale’, nativa de Flanders oeste, tipificada pelos produtos da cervejaria Liefman (que agora pertence a Riva), cujas raízes remetem a antes dos anos 1600. Historicamente envasada como uma ‘cerveja de provisão’ que iria desenvolver algum azedume enquanto envelhecesse. Essas cervejas eram tipicamente mais azedas que seus exemplos comerciais correntes. Enquanto as Flanders Red Beer eram envelhecidas em carvalho, as Brown sofrem envelhecimento aquecido em aço inoxidável.
Comentários: longo envelhecimento e mistura de cerveja jovem e envelhecida pode acontecer, adicionando suavidade e complexidade e balanceando qualquer caráter amargo e doce. Um caráter mais profundo de malte distingue essas cervejas das Flanders Red Ale. O estilo foi feito para ser armazenado, então exemplos com caráter moderadamente envelhecido são considerados superiores aos exemplos mais jovens. Como nas Lambic de fruta, a Oud Bruin pode ser usada como base para cervejas com sabor de fruta, como a Kriek (cerejas) ou a Frambozen (framboesas), embora essas devam ser incluídas no clássico estilo de cervejas de fruta. A Oud Bruin é menos acética e mais maltada que uma Flanders Red, e os sabores frutados são mais orientados em relação ao malte.
Ingredientes: uma base de malte Pils com volumes prudentes de maltes escuros Cara e uma minúscula porção de malte escuro ou tostado. Frequentemente inclui milho. Baixo volume dos ácidos lúpulos Continental Low Alpha é típico (evita-se a variedade High Alpha ou lúpulos americanos particulares). Saccharomyces e lactobacilos (e acetobacter) contribuem para fermentação e eventual sabor. Os lactobacilos reagem mal aos elevados níveis de álcool. Uma polpa azeda ou malte acidulado também pode ser usada para desenvolver o caráter azedo sem introduzir lactobacilos. Água rica em carbonato é tipicamente de sua terra natal e irá aliviar a acidez de maltes mais escuros e o azedume lático. O magnésio presente na água acentua o azedume.
Estatísticas vitais:
IBUs: 20-25 SRM: 15-22 OG: 1.040-1.074 FG: 1.008-1.012 ABV: 4-8%
Exemplos comerciais: Liefman’s Goudenband, Liefman’s Odnar, Liefman’s Oud Bruin, Ichtegem Old Brown, Riva Vondel

Povoa o espaço de hoje a Liefman's Oud Bruin, exemplar também localizado em



Continua amanhã a família Sour Ale com o subestilos Straight (Unblended) Lambic. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: