terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA - TOP 5 2013

Muito boa tarde a todos os leitores, a última de 2013.
Para encerrar o ano, resolvi postar sobre as 5 melhores cervejas que degustei nesse ano, dentre 202.

A grande campeã foi o Barley Wine dinamarquês Evil Twin Torst Front Room, maravilhosa e encorpada cerveja com sabor de geleia de morango, frutas secas, vinho do Porto e Malaga, entre outros. Ela atingiu as notas de 350 skol e 4.3/5.0. Leia mais em http://dr-beer.blogspot.com.br/2013/12/evil-twin-torst-front-room.html

A segunda colocada foi mais uma experiência bem sucedida da cervejaria escocesa Brewdog, a Abstrakt AB:08, uma Blonde Imperial Stout descontruída, diferente das Stout mainstream que eu havia degustado, com amargor amadeirado e frutas secas, além da inusitada cor loira logo ao despejá-la no copo. Leia mais em http://dr-beer.blogspot.com.br/2013/10/brewdog-abstrakt-ab08.html. Suas notas foram 320 skol e 4.3/5.0.

A terceira colocada foi a cerveja de maior custo-benefício do ano. A Deus Brut des Flandres, Belgian Strong Ale belga comercializada a partir de R$ 150 aqui no Brasil, é vendida na Europa, onde estive na metade do ano, a preços muito mais convidativos. Lá, tive a oportunidade de adquiri-la por 27 euros. Aspectos financeiros à parte, a Deus é um espetáculo, apresenta uma miríade de aromas e sabores, é condimentada, luxuosa e complexa. Faz jus ao nome e ao preço que se cobra por ela, aqui e na Europa. Leia mais em http://dr-beer.blogspot.com.br/2013/07/deus-brut-des-flandres.html. Atingiu as notas de 320 skol e 4.1/5.0.

A quarta colocada foi outra preciosidade que tive o privilégio de degustar na Europa, a belga Lindemans Gueuze. Esse complexo exemplar de cerveja de fermentação espontânea é rico em aromas e me proporcionou deliciosos sabores de vinho branco balanceado por delicada adstringência. Dei à ela as notas de 280 skol e 4.3/5.0. Saiba mais sobre esta cerveja em http://dr-beer.blogspot.com.br/2013/06/lindemans-gueuze.html.

A quinta colocada, assim como a quarta, foi outro achado que tive o privilégio de degustar no bar Pivovarsky Klub, em Praga, República Tcheca. A Belgian Strong Ale de natal La bière du boucanier tem aroma rico em especiarias, mesma propriedade encontrada em seu sabor. Cerveja encorpada e alcoólica, é complexa e ideal para a época em que estamos, de feriados natalinos. Leia mais sobre ela em http://dr-beer.blogspot.com.br/2013/06/la-biere-du-boucanier.html


Espero que nossos posts tenham sido úteis nesse ano de 2013 na escolha de boas cervejas e que tenham gostado do conteúdo desse beerlog que é feito com o intuito de compartilhar as experiências cervejeiras de todos os degustadores que primem pela prazerosa experiência de tomar cervejas especiais!

Long live the beer and Happy New Beer a todos!

Nenhum comentário: