quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

SAMUEL ADAMS UTOPIAS

O post de hoje, o último da série a respeito das doze cervejas que degustei na República da Cerveja, em Curitiba-PR, no último dia 19 de dezembro, é a respeito de um espécime que há muito tempo eu queria degustar, mas nunca havia tido a oportunidade, a mítica Samuel Adams Utopias, cuja garrafa pode chegar a custar US$ 500 nos Estados Unidos, sua terra natal. Infelizmente, dado ao alto custo (R$ 100 por 75ml do elixir) tive que dividir uma dose com mais 5 pessoas, o que me rendeu apenas duas pequenas sorvidas do precioso líquido. Seguem as impressões que consegui retirar dessa experiência, junto com a já tradicional descrição comercial da cerveja.

Descrição comercial

Para criar a Utopias, os cervejeiros da Sam Adams usaram ingredientes tradicionais para fazer cerveja, incluindo quatro tipos de lúpulos nobres, que lhe conferem um sabor ligeiramente herbal, lembrando terra. A condimentação dos lúpulos realmente vem à tona. Na verdade, a Utopias MMII tem até mesmo sido descrita por alguns como quase "ardente" - uma descrição adequada para a cerveja mais forte da história. Além da marca especial de lúpulos, a Utopias apresenta ingredientes que realmente a destacam de outras variedades de cerveja. A Utopias MMII contém caramelo e maltes Vienna que lhe conferem sua rica cor âmbar e vários tipos diferentes de levedura, incluindo uma variedade encontrada no champanhe. $100 a garrafa e é limitada e 3000 garrafas, que parecem com chaleiras de cobre.

Diagnóstico

Esse Barley Wine norte-americano praticamente não tem espuma e o pouco que tem é desaparece muito rapidamente. Seu corpo é opaco, denso e marrom-escuro. O aroma tem forte presença de álcool (seu teor é de 27%), frutas secas, figo, castanha, conhaque e chocolate. Sabores inicial e final: pesado dulçor; longa duração. Paladar: corpo médio-cheio, suave carbonatação, textura oleosa e final pesadamente alcoólico. O sabor em geral é bem alcoólico, trazendo ainda frutas secas e figo. Copo recomendado: Snifter.

Nota: 350 skol ou 4.4/5.0

Leia mais em
http://www.ratebeer.com/beer/samuel-adams-utopias/12228/65483/

Nenhum comentário: