quinta-feira, 6 de novembro de 2008

COMO ANALISAR UMA CERVEJA

Um dia qualquer você pode se ver degustando uma cerveja, quando de repente pode lhe ocorrer uma opinião a respeito da mesma, além do mero prazer de estar bebendo-a. A partir desse ponto, você pode decidir discutir sobre ela com outros bebedores ou então tomar algumas notas. Mas antes que o faça: pare, pense e beba! Embora o conceito ‘sabor’ seja muito subjetivo, há algumas formas de organizar seus pensamentos e manter-se o mais objetivo possível. As dicas a seguir irão ajudá-lo a avaliar uma cerveja respeito o que a cervejaria estava tentando atingir.

 

Respeite o cervejeiro

Atrás de cada cerveja está uma pessoa com sentimentos e orgulho. A cerveja pode ser sua paixão, seu ganha pão ou ainda toda sua vida. Mesmo que você não tenha apreciado uma cerveja, no mínimo tenha um certo respeito e seja construtivo com suas críticas.

 

Forme sua própria opinião

É importante não ser influenciado por outros ao analisar uma cerveja. Cada qual terá uma experiência diferente, então certifique-se que suas opiniões são autênticas. Não se deixe ser guiado por outrem antes que você mesmo analise a cerveja – isso inclui ler reviews online da cerveja que você está prestes a analisar.

Leve em conta o estilo

Digamos que você não goste de cervejas leves. São sugeridas duas coisas: 1) não as analise se você já sabe que não irá gostar – sua opinião será tendenciosa. 2) Analise de mente aberta e pelo o quê a cerveja está tentando ser, não pelo que você acha que a cerveja deve ser ou então compará-la com alguma maravilhosa cerveja que você tenha provado em outra ocasião. É também importante perceber que alguma característica que você possa não gostar em uma cerveja possa ser inerente a um estilo, portanto não podendo ser tida como falta. Exemplo: notas amanteigadas (provenientes de diacetil) em uma Scotch Ale ou em uma ESB, o azedume avinagrado em uma Lambic ou a intensa defumagem presente nas Rauchbier.

Sentidos

Sabor e aroma estão intimamente conectados, então certifique-se que seus sentidos estão em ordem. Evite fazer qualquer review caso esteja resfriado, tenha queimado sua língua com café pela manhã, tenha acabado de comer um prato de comida apimentada, provado muitas cervejas nesse mesmo dia, esteja exausto ou simplesmente de mau humor. Seja flexível e prove a mesma cerveja mais de uma vez.

Fumar

Falando de sentidos, nunca analise uma cerveja em um ambiente esfumaçado ou enquanto está fumando. O ato de fumar inibe olfato e paladar sobremaneira, e praticá-lo (direta ou indiretamente) pode prejudicar seus sentidos – em algumas ocasiões, de forma permanente.


O que procurar

Existem cinco categorias a serem avaliadas na cerveja a ser analisada:

 

Aparência: perceba cor, carbonatação, espuma (e sua retenção) da cerveja. Ela é clara ou turva? Ela parece pouco convidativa ou apetitosa?

Aroma: Traga a cerveja até seu nariz. Perceba as qualidades aromáticas da cerveja. Maltes: doce, tostado, defumado, assado, achocolatado, caramelizado, lembrando nozes ou biscoitos? Lúpulos:  úmido/resinado, herbal, perfumado, cítrico, condimentado, floral, lembrando folhas, grama ou pinheiro? O levedo também irá produzir aromas. Podem ser frutados ou florais (ésteres) nas Ales e bem limpos nas Lagers, que irão permitir o desprendimento de sutilezas de malte e lúpulo.

Sabor: tome um generoso gole da cerveja. Perceba quaisquer sabores ou interpretações de sabores, que você possa descobrir. As descrições serão similares ao que você farejou. A cerveja é bem construída? Há um balanço entre os ingredientes? A cerveja foi produzida com uma dominância específica de caráter em mente: Como ela encaixa no estilo?

Paladar: tome outro gole e deixe-o circular pela boca. Perceba como a cerveja se comporta no paladar e também seu corpo. Leve, encorpada, pegajosa, rala/aguada, suave ou ríspida? A cerveja era ‘choca’ ou carbonatada demais?

Drinkability (bebebilidade): a facilidade geral em consumir a cerveja e sua impressão geral da mesma. Você a tomaria outra vez?

Temperatura: Muitos tomam sua cerveja trincando de gelada (que o digam os brasileiros). Temperaturas baixas irão confundir as papilas gustativas e literalmente mascarar os verdadeiros sabores, aromas e nuances da cerveja. Use maltes coloridos e teor alcoólico para determinar as melhores temperaturas.  Tente algo entre 40-50 graus Fahrenheit para cervejas mais claras ou com menor teor alcoólico ou 50-60 Fº para cervejas mais escuras ou de maior teor alcoólico.

 

Copos (limpos)

De suma importância. Em vez de listar os ‘comos’ e os ‘porquês’, cheque a seção de copos nesse beerlog. Se você estiver em casa, procure fazer um estoque dos exemplares mais básicos, ou então faça o melhor que puder.

Ordem

Muitos sugerem que as cervejas devem ser degustadas no velho método heurístico, da mais clara para a mais escura. Apesar de geralmente funcionar, hoje em dia esse método é considerado falho. Claro, os sabores do malte irão intensificar-se com temperaturas crescentes, mas geralmente a cor não tem nada a ver com o processo de provar uma cerveja. A cor pode ser um indicativo do que você pode estar a procura, mas na maior parte das vezes e com grande parte dos bebedores, é psicológica. Você pode querer levar duas coisas em consideração: teor alcoólico e níveis de lúpulo. Mantenha suas cervejas lupuladas e de alto teor alcoólico para o final para que você não arruíne seu paladar prematuramente. Exceções a regra englobam certos ingredientes especiais que possuem características distintas, como maltes defumados nas Rauchbier, cervejas de fruta intensas ou bactérias e levedo selvagem usados nas Lambic – todas as quais podem ter coloração clara, daí o ‘furo’ nesse sistema. Você irá querer guardá-las para o final.

Não analise se estiver ‘intoxicado’

Você deve sempre apresentar moderação quando estiver bebendo e nunca analisar uma cerveja se estiver intoxicado. Seu julgamento será prejudicado, bem como seus sentidos.

Limpe o paladar

É altamente recomendável beber água ou comer pão puro, bolacha de água e sal ou até mesmo pipoca para limpar o paladar entre uma cerveja e outra para ajudar a manter os sentidos intactos – você quer limpar o paladar e não destruí-lo.

 

Nenhum comentário: