segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SETE REGRAS PARA HARMONIZAR CERVEJAS E QUEIJOS


Noites longas e temperaturas baixas, cenário no qual impera a dobradinha queijo e vinho. Nesta temporada, porém, convidamos você a experimentar novas sensações. Baco que nos perdoe, mas, por ora, deixe o tinto descansando na adega. Lance mão da criatividade e chame as loiras, ruivas e negras para a sala. As cervejas podem, sim, ser uma bela companhia para os fromages.
“Se, no caso da dupla vinho-queijo, a harmonização geralmente se dá por contraste de sabores, quando o duo é cerveja-queijo, ela ocorre, na maioria dos casos, por semelhança”, diz Garret Oliver, cervejeiro da fabricante nova-iorquina Brooklyn e autor do livro A Mesa do Mestre-Cervejeiro – Descobrindo os Prazeres das Cervejas e das Comidas Verdadeiras (Editora Senac, 548 páginas). Um dos maiores especialistas do mundo no assunto, Oliver costuma dizer que esse tipo de harmonização é tão perfeito que não se sabe “onde começa um elemento e termina o outro”,
Entre os fatores responsáveis pelo sucesso desse casamento feliz, argumentam seus defensores, estão a carbonatação e o amargor da bebida. “Eles equilibram a gordura dos queijos e limpam nossas papilas gustativas para a próxima mordida”, explica o beer sommelier Eduardo Passarelli. O amargor da cerveja também confere refrescância ao paladar.
A grande variedade de cervejas disponíveis atualmente no mercado, com suas diferentes características (os aromas, os sabores, a graduação alcoólica, o corpo, etc) facilitam a vida daqueles que pretendem se lançar na experiência “breja-gastronômica”.
“Com o amplo leque de opções que temos agora, fica fácil encontrar a bebida certa para combinar com a miríade de notas amendoadas, carameladas, tostadas e amanteigadas dos queijos”, ressalta a beer sommelière Kathia Zanatta. Com a ajuda de especialistas, a PLAYBOY selecionou sete queijos e 14 cervejas que formam parcerias promissoras.

SETE REGRAS PARA HARMONIZAR
Dicas simples para você não transformar sua degustação em desastre
·         Não gele demais a bebida; do contrário, suas papilas gustativas ficarão anestesiadas e menos sabor você sentirá. Pergunte ao vendedor qual é a temperatura ideal. Algumas cervejas trazem a informação.
·         Pães e torradas devem ser tradicionais, puros. Evite, por exemplo, “sabor de ervas finas”. Os astros são os queijos.
·         Se a ideia é degustar mais de uma combinação, vá do queijo mais leve para o mais intenso. Exemplo: do brie para o gorgonzola.
·         Cervejas maltadas (bock, Munich Dunkel, Brown Ale) vão bem com queijos maturados (qualquer queijo envelhecido).
·         Cervejas amargas (India Pale Ale, Altbier) harmonizam com queijos salgados (provolone, halloumi).
·         Cervejas mais encorpadas (Barley Wine, tripel, Scottish Ale), com queijos azuis (gorgonzola, roquefort, stilton)
·         Cervejas suaves (Pilsen, Weizen, Witbier), com queijos delicados (chèvre, mascarpone)

Fonte: Revista Playboy (agosto 2012)

Nenhum comentário: