sábado, 1 de agosto de 2009

ERDINGER WEISSBIER


Apesar de já ter degustado essa saudosa loira importada muitíssimas vezes, não havia analisado a mesma até então. Devo dizer que foi exatamente esse exemplar de Erdinger o meu objeto de "batismo" no mundo artesanal, capitaneado pelo grão-mestre da Confraria do Status, Luiz Fernando Cavalheiro. À época, a degustação de uma cerveja importada, totalmente diferente do que eu estava acostumado a provar (Skol, Antarctica e Brahma aos borbotões) foi um divisor de águas. Um tempo depois, após certa "milhagem", comecei a torcer o nariz para essa Weissbier, mas agora, reconheço, é realmente uma representante de peso do estilo. Afinal, devo muito à ela! Aos trabalhos.


Diagnóstico


Essa German Hefeweizen alemã enche o copo Weizen com sua espuma de tamanho médio, cremosa e branca. Boa formação de colarinho. Reduzida longevidade. Corpo turvo, denso e amarelo-escuro. Aroma: massa de pão, banana e cravo. Sabor inicial: leve dulçor e amargor. Sabor final: leve acidez e amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Forte e saborosa presença de banana no sabor.


Custo-benefício: garrafa de 500ml adquirida por R$ 10,89 no supermercado Superpão, em União da Vitória-PR. Bom negócio. No entanto, já não vale mais que o valor acima citado.


Nota: 60 Skol ou 3.0/5.0


Leia mais em

2 comentários:

Rafael David disse...

Cara, vou discordade de vc, essa Erdinger é bem sem vergonha, quase nem parece uma Hefeweizen, muito fraca, falta sabores, aromas até a cor dela deixa a desejar, e pesquisando mais no seu blog encontrei a avaliação da Faziskaner Hefe Weissbier(http://dr-beer.blogspot.com/2008/08/franziskaner-hefe-weissbier.html)que é bem superior a essa erdinger e está recebendo uma nota mais baixa e injusta. Além de vc recomenda-la apenas para iniciantes.

A Erdinger tem muito nome e pouca qualidade, essa última lançada por eles, a Urweisse é uma ótima cerveja de trigo, a Pikantus é muito boa tb, já as outras são bem comerciais, muito nome, marketing e muito pouco gosto.

Se for para escolher entre Erdinger e Franziskaner eu não penso duas vezes, vou de Franziskaner.

Dr. Beer disse...

Rafael,
Além daquela velha máxima de que gosto é gosto, ainda posso alegar que opiniões podem variar de dia para dia, de lote pra lote, e assim por diante. Mas a maioria da linha Franziskaner nunca me fez muito a cabeça. Concordo contigo em relação a Pikantus, é uma ótima Weizenbock. Já a Urweisse não me chamou a atenção em nenhum quesito, gostei mais da especial de inverno e até mesmo da Champ.