quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FALKE TRIPEL MONASTERIUM


Antes de começar mais esse post, gostaria de avisar aos leitores que esse beerlog completa hoje seu aniversário de 3 anos!!! Nesse período, com o post de hoje, alcançamos 771 textos, uma média de 21 textos ao mês, o que acredito que confira o título de beerlog mais atualizado da internet brasileira. Agradeço a todos que prestigiam e comentam. And long live the beer!

Descrição comercial


Falke Tripel Monasterium é uma cerveja Ale, estilo Belga de Abadia, refermentada na própria garrafa, que utiliza em sua receita malte de cevada, malte de trigo e aveia.Apresenta aromas complexos, frutados, especialmente os cítricos, espuma consistente e cor alaranjada turva.Graduação alcoólica de 9% vol., é envasada em garrafas de champagne reserva e arrolhada como os espumantes.Obs.: As características de aroma e sabor são melhor percebidas em torno de 8 graus celsius.


Diagnóstico


Para essa data comemorativa, escolhi uma cerveja que sempre tive vontade de degustar, mas acabava postergando a decisão devido a seu preço relativamente alto e pela média não tão alta no site que utilizo como referência, o ratebeer.com. Mas como tive boas recomendações de pessoas confiáveis no mundo da degustação de cervejas, resolvi arriscar. O resultado foi um meio termo: não achei tão boa quanto as recomendações, mas também acabou sendo melhor do que a média do site acima citado. Enfim, essa Belgian Strong Ale (assim classificada no ratebeer, apesar do Tripel no nome), da cervejaria Falke, em Ribeirão das Neves-MG, tem espuma imensa, aerada e branca, de persistente longevidade. Excelente formação de colarinho (é justamente aí que reside uma de suas principais "falhas", já que a formação de espuma da mesma parece infinita. A rolha abre praticamente sozinha após tirar o arame, pressão violenta que acarreta grande perda de líquido. Sei que corria esse risco, mas ainda assim é decepcionante ver desperdício de cervejas boas e caras). Corpo turvo, denso e âmbar-claro. O aroma é restrito, sendo que farejei apenas a presença cítrica de lima e moderada de levedura. Os sabores iniciais e final apresentam a trinca leves dulçor, acidez e amargor; de média duração. No paladar, um corpo leve, de textura aguada, forte carbonatação e final de leve adstringência. Sabor frutado, quase puxando pro azedo, toques pêra, não se percebe muito o álcool, foge do estilo, frutada demais, falta amargor e dulçor, entre outras características. Copos recomendados: Trappist Glass, Tulip, Tumbler.

Custo-benefício: a garrafa de 750ml, adquirida por R$ 48,80 através do site nonobier.com.br., está na média do preço das belgas de mesmo estilo. O que a faz não compensar é justamente a menor qualidade em relação às suas pares daquele país - creio que R$ 35 estaria de ótimo tamanho.

Nota: 70 Skol ou 3.1/5.0

Leia mais em
http://www.ratebeer.com/beer/falke-tripel-monasterium/69376/65483/

Nenhum comentário: