domingo, 11 de janeiro de 2009

BACKER PILSEN


Descrição: com essa Pilsener termino hoje minhas impressões sobre os produtos que já degustei dessa cervejaria mineira, faltando agora apenas o Pale Ale. Quem já tiver provado, gostaria que me dissesse nos comentários o que achou e onde conseguiu compra-las. No tocante ao exemplar em questão, apresentou espuma alva, de aparência inicial volumosa e agitada, com duradoura duração de colarinho para o estilo. Seu corpo borbulhante, de partículas de tamanho médio, densidade rala e tonalidade amarelo-pálido apresentou excelente formação de colarinho. O aroma trouxe ao olfato notas cítricas lembrando lima, além da presença moderada de cevada e toques de mel. Já na boca, sorvi um sabor inicial diversificado, com a tríade moderado dulçor-leve acidez-leve amargor. No final, algo mais tradicional: leves dulçor e amargor - a duração foi média. O dulçor a que me referi, porém, me pareceu estranho, alheio ao sabor de uma Pilsen tradicional. Também nota-se ligeiro toque de mel, bem como toques cítricos. Causou-me espanto e "desgosto" um ligeiro azedume no gole, surgido após alguns minutos de sua inserção no copo. A aparente "complexidade" de características, no entanto, não faz com que o sabor da mesma apresente boa drinkability. Apenas, como eu disse, é algo estranho ao estilo. O paladar foi algo bem tradicional: corpo leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico.

Custo-benefício: garrafa de 350ml adquirida no Armazém da Serra (Mercado Municipal de Curitiba-PR) por R$ 5,90. Péssimo negócio, dado que R$ 2 estariam muito bem pagos e mais a título de conhecimento, uma vez que sua drinkability não é das melhores em se tratando de uma Pilsener. Reitero meu respeito à cervejaria, que procurou produzir algo diferente.

Nota: 2,5 Skol
Leia mais em

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, ao ler seu post eu vi vc comentando sobre os estilos alt e bock, mas vc se refere a produtos da cervejaria Backer? Pois até onde sei esta cervejaria não produz tais estilos. A cervejaria Bamberg produz estes estilos, e são exemplares bem interessantes. Até mais!

Dr. Beer disse...

Roberto,
obrigado pela correção. Recentemente estive consultando no Ratebeer a lista de exemplares oferecidos pelas cervejarias nacionais e acabei me confundindo. Na verdade o exemplar q falta provar da Backer é a Pale Ale.