Olá amigos!
O post de hoje é uma reprodução de um interessante artigo publicado no jornal Cerveja de Todos os Jeitos no último trimestre de 2011 sobre o homebrewing no Brasil, assunto totalmente pertinente nesse beerlog. Espero que gostem. Dividirei o conteúdo em 4 partes, por questão de tempo e para não ficar muito cansativa a leitura. Long live the beer!
O Brasil está vivendo há alguns anos a revolução do movimento "homebrewer" - a fabricação caseira de cerveja, que vem modificando hábitos e gostos de consumidores de todo o mundo nos últimos 20 anos. Começou com consumidores que viajavam pelo exterior e voltavam para o Brasil frustrados por não encontrarem aqui os estilos e sabores experimentados lá fora. Esse grupo foi se conhecendo, inicialmente por meio da internet, e hoje é representado por 11 associações envolvendo cerca de 1,5 mil pessoas e 250 nanocervejarias.
Mas os microcervejeiros não ligam para números nem têm ambição de dominar o mercado, a exemplo das multinacionais que atuam no país. Quando falam sobre a fabricação de cerveja, as palavras mais usadas são paixão, arte e prazer.
"A pessoa que vai fazer uma microcervejaria não pode estar interessada só no capital predatório porque não vai ficar rico", observa Samuel Cavalcanti, fundador da microcervejaria Bodebrown, de Curitiba-PR. "O mercado da cerveja é movido a paixão", afirma.
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