sexta-feira, 24 de junho de 2011

MOAGEM DO MALTE - A PREPARAÇÃO DO GRÃO




















A moagem do malte é necessária, então o cervejeiro pode acessar os amidos solúveis internos de grão e usar as cascas e grânulos no feitio e filtragem da infusão de malte fermentada ou não fermentada. Em resumo a idéia por trás da moagem é criar partículas do exato tamanho para que a água possa dissolvê-las e as enzimas possam atacá-las.
Existem geralmente dois tipos de moagem feitas por um cervejeiro - molhada ou seca.
Em um moinho seco o malte geralmente passa por um primeiro conjunto de rolos onde o grão inteiro é esmagado, mantendo a casca relativamente intacta com os amidos sendo ligeiramente expelidos. Então acontece uma segunda passagem pelos rolos, que então produz grânulos, cascas esmagadas e farinha. Todos os cervejeiros deveriam ser íntimos conhecedores da técnica de moagem e o grau que eles querem que o malte esteja - de bruto a refinado.
O segundo processo é a moagem molhada, no qual os grãos são mergulhados em água até alcançarem um ponto de saturação específico e então passam por quatro conjuntos de rolos em alta velocidade. As cascas são divididas e os amidos internos espremidos em uma pasta fluída. Essa pasta é imediatamente misturada com água e adicionada a um filtro (lauter tun, em inglês; a imagem de hoje). A velocidade na qual o malte precisa se transformar em mistura as vezes faz esse método ser visto como um processo combinado. Esse processo molhado é geralmente usado em um processo de decocção da mistura e o uso de um filtro é necessário por seu sistema único de separação.

Fonte: http://www.beermasons.com/?page=BrewingProcess

Nenhum comentário: