segunda-feira, 27 de junho de 2011

O PAPEL DA ÁGUA NA PRODUÇÃO DE CERVEJA

É óbvio que a água usada para a produção de cerveja precisa ser preparada de acordo com métodos científicos e respeitar padrões de consumo estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Nem sempre foi assim na história da cerveja, mas essa é outra estória.
A cerveja tem 90% de água, sendo responsável por um profundo efeito no gosto final e na aparência da mesma. Precisa ser valorizado o fato que o cervejeiro cuidadosamente seleciona e prepara o malte e os grãos, bem como a seleção e preparação da água.
Seu PH, minerais e sais tem diferentes resultados que os cervejeiros tentam contraatacar ou acentuar e, em alguns casos, emular. Por exemplo, quando os cervejeiros querem produzir uma cerveja do estilo English Pale Ale, eles vão tentar imitar a água usada pelos famosos mestres da cidade inglesa de Burton-On-Trent, com a adição de sais (procedimento esse conhecido como "burtonização"). Uma observação importante: a água usada no processo é também conhecida como "liquor" (caso alguém conheça o termo em português, peço que compartilhe).

Fonte: http://www.beermasons.com/?page=BrewingProcess

Nenhum comentário: